3) O termo diversidade está imbricado de significado e uma importante atenção deve ser dado a ele na construção do currículo. "A atenção à diversidade é um princípio comprometido com a equidade, ou seja, com o direito de todos os alunos realizarem as aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização" (BRASIL, 1997, p.63). "Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar". (BNCC, 2018, p. 10). Sabendo que "a escola, ao considerar a diversidade, tem como valor máximo o respeito às diferenças — não o elogio à desigualdade. As diferenças não são obstáculos para o cumprimento da ação educativa; podem e devem, portanto, ser fator de enriquecimento" (BRASIL, 1997, p. 63). A partir do currículo que atende a diversidade cultural, analise os termos diversidade cultural, desigualdade social e equidade, avaliando as asserções abaixo e a relação estabelecida entre elas. I - A diversidade cultural está atrelada a questão da desigualdade social. PORQUE II - Compreender a relação entre diversidade cultural e desigualdade social ajuda a pensar em possibilidades para se alcançar a equidade social por meio da ação educativa que valorize e respeite as diferenças, combatendo as desigualdades e a discriminação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas: a) A asserção II é verdadeira e a asserção I é falsa. b) As asserções I e II são falsas. c) A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. d) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. e) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Respostas
Resposta:
E) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
Resposta:
Av - Subst. 2 - Teorias e Práticas do Currículo
1 a) Todas as críticas acima são pertinentes, contribuindo para a reflexão de importantes questões que envolvem a BNCC e a educação brasileira.
2 a) I: interculturalidade; II: assimilacionista; III: diferencialista.
3 e) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
4 c) "Quando nós fomos no Urubu Branco, vimos várias fazendas e muito gado nos pastos. Os brancos derrubaram a mata que tinha na beira do Ipirakwãri. Agora nós fomos observar só pasto no lugar da mata. E deixaram só um pouquinho de mata para Ipirakwãri. E daí que a água desce sem a mata. No Urubu Branco os brancos fizeram um pasto muito grande para os gados. Na estrada do Xani’ãona nós vimos os pau-brasil cortados. Os brancos estão acabando o pau-brasil do Urubu Branco". (Relato de Tamanãxowoo, aluna da 5ª série, 1991. In: PAULA, 1999, p. 86-87)
5 e) I: educação não-formal; II: educação informal; III: educação formal.
Explicação:
Corrigido pelo AVA