Os conhecimentos sobre projeções cartográficas e uso de mapas possibilitam afirmar: a)A projeção azimutal fornece uma visão eurocêntrica do mundo e, por isso, ela não é mais utilizada. b)As projeções cartográficas permitem a representação bidimensional em um plano, do planeta Terra, que é um esfera tridimensional. A projeção de Peters é a única que não pretende privilegiar nenhum continente, porque ela reproduz rigorosamente a realidade. C)A projeção cônica só pode ser utilizada para representar grandes regiões, porque as distorções são pequenas entre os trópicos, não representando, portanto, a realidade das áreas mapeadas. D)As distorções da representação, nas projeções cilíndricas, são maiores no Equador e menores nos polos.
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a letra b
A. A projeção azimutal dos continentes oferece um grande destaque à áreas localizadas próximas ao equador e distorce de forma circular a região, além disto ela continua sendo muito usada para a navegação e para a representação dos polos (INCORRETA)
B. Os mapas realmente são uma representação bidimensional de uma área tridimensional. A projeção de Peters, apresenta uma ideia de igualdade dos continentes, mas não reproduz exatamente um globo em um plano, até porque isso não é possível. (É A MAIS CORRETA)
C. As áreas representadas na projeção cônica costumam ser menos distorcidas nos paralelos centrais e mais distorcidas nas zonas periféricas do mapa. Sendo assim, seu uso é aconselhável em pequenas regiões ou, no máximo, em algumas áreas continentais. (INCORRETA)
D. As distorções da representação cilíndrica ocorre nos polos e são mais amenas no equador. (INCORRETA)
Resposta:
letra B
Explicação: