1- Para o Brasil se tornar industrializado, foi preciso percorrer um longo caminho. Como foi a industrialização no período que vai da Crise de 1929 até a Segunda Guerra Mundial? 2- Como foi a industrialização no Brasil no período da era Vargas a era Kubitschek? 3- Inicialmente como se deu a localização industrial no Brasil? 4- Como se deu a concentração industrial no Brasil? 5- Como se deu a dispersão industrial no Brasil?
Respostas
Resposta:
1) A crise mundial de 1929 afetou a economia brasileira, que até então se baseava na produção e na exportação de café. Com essa crise, uma parcela razoável do capital cafeeiro foi reinvestida em atividades urbanas fabris, como a produção de alimentos e tecidos, modificando e dinamizando a nossa economia com a lenta transição do predomínio do capital oriundo da cafeicultura para o capital industrial.
2) Getulio Vargas foi responsável pela infraestrutura necessária para a instalação de indústrias no país no período do seu primeiro governo (1930 – 1945). Entre as suas realizações estão a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada em Volta Redonda RJ e a (mineradora) Companhia Vale do Rio Doce, instalada em 1942 em Minas Gerais. Também fundou em 1945, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.
Juscelino Kubitschek (1956 – 1960), Através de seu plano de metas, privilegiou as obras para a geração de energia, os transportes e principalmente a construção de rodovias, que facilitou a instalação de montadoras de veículos estrangeiras em nosso país, seu governo, ao contrario do governo de Getulio Vargas, que se preocupou em proteger a produção nacional, marcou o inicio da internacionalização do parque industrial brasileiro.
3) A localização das indústrias no Brasil seguiu os padrões a essas atividades em todo o mundo. Em um primeiro momento, houve uma marcante concentração das indústrias em determinada região para mais tarde acontecer exatamente o oposto: as empresas estão fugindo dos locais muito industrializados, em um processo que chamamos dispersão industrial.
4) A indústria brasileira começou a se concentrar em São Paulo no período que vai de 1907 a 1920, tendo sua origem nas capitais da economia cafeeira,. Em 1920, São Paulo participava com mais de 30% do numero de indústrias do país.
5) No fim da década de 1980, já eram nítidos os sinais da dispersão industrial no Brasil. Esse processo passou a ocorrer em duas escalas:
· No território brasileiro (escala nacional), buscando se expandir para outras regiões;
· Dentro da região Sudeste (escala regional), procurando fugir das áreas já muito industrializadas.
No primeiro caso, o governo procurou instalar pólos industriais em outras regiões, como o Norte (Zona Franca de Manaus) e o Nordeste (Recôncavo Baiano).
No segundo caso, a dispersão das indústrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo. As empresas estão fugindo da poluição, dos altos preços dos terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que oferecem, entre muitas facilidades, uma excelente qualidade de vida.
Explicação: