1. A exemplo da angústia e desamparo, próprios de existencialismo, que outros sentimentos podem ser identificados na realidade dos jovens do século XXI? (SEED-Pr, 2006, p. 151). ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 2. Que ideias de liberdade são encontradas nas propagandas de bebidas, carros e motos veiculadas na mídia? (SEED-Pr, 2006, p. 151). ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 3. Diante de tantas ideias de liberdade, somos livres? Explique. (SEED-Pr, 2006, p. 151). ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 4. Elabore um texto que discuta os conceitos: consciência, liberdade, responsabilidade e determinismo. Caso precisar, pesquise, pesquise, pesquise... e pesquise mais! (SEED-Pr, 2006, p. 151). ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ 5. Enfim, após leituras e pesquisas, responda a essa questão ultra-mega-fácil: quem é você?
Respostas
Resposta:
1) O sentimento de ansiedade, diante das várias possibilidades que possamos escolher e o medo das consequências que nossa escolha pode gerar.
2) A ideia de que temos direito a liberdade escolher ingerir alguma bebida de teor alcoólico, no entanto devemos estar cientes das responsabilidades que essa escolha trará, nos impossibilitando de dirigir para não colocar a vida de outras pessoas em risco.
3) tecnicamente analisando, somos livres para tomar nossas próprias decisões, porém o fato de que vão haver consequências nos prende a uma análise de qual a melhor decisão a ser tomada.
4) Todo ser humano tem a liberdade de tomar suas próprias decisões e escolher o caminho que quer trilhar. Porém devemos ter a consciência de que nossas escolhas irão gerar consequências que podem ser boas ou ruins. Ninguém está ileso da responsabilidade de seus atos portanto devemos ser cuidadosos com o que fazemos, afinal somos exclusivamente responsáveis pelas decisões que tomamos. Assim como diz o determinismo, todo acontecimento é explicado pela determinação, ou seja, por relações de casualidade, muitas pessoas tomam decisões com bases em acontecimentos anteriores. Mas não devemos optar por uma escolha só porque acabou se tornando algo normal, devemos sempre analisar cada situação separadamente visando sempre priorizar a melhor decisão.
Explicação: