Respostas
Resposta:
Aristóteles foi responsável pela sistematização do conhecimento e pela divisão dos campos de saber. As ciências são, pois, divididas em três grupos: as ciências poiéticas
Essas ciências lidam com a contigência, com o devir, com o mutável. Enquadram-se aqui a arquitetura, a medicina,a economia, a arte da guerra, a pintura, a navegação e a escultura.
as ciências práticas
Dentro das ciências práticas, estão a política e a ética-sendo a segunda englobada pela primeira. Esses saberes ligam-se às atividades práticas, ou seja, as mesmas são a finalidade destas ciências.
ciências teoréticas.
são superiores às ciências práticas e às ciências políticas, embora estas não estejam em detrimento daquelas. As ciências teoréticas estudam as coisas que não foram fabricadas pelo homem, coisas que escapam ao mundo sensível e que, logo, só podem ser contempladas. Os objetos de contemplação são as coisas divinas e a natureza. São coisas que existem por si mesmas e em si mesmas.
Resposta:
1º. O do conhecimento da realidade última de todos os seres, ou da essência de toda a realidade. Como, em grego, ser se diz on e os seres se diz ta onta, este campo é chamado de ontologia (que, na linguagem de Aristóteles, se formava com a metafísica e a teologia). 2º. O do conhecimento das ações humanas ou dos valores e das finalidades da ação humana: das ações que têm em si mesmas sua finalidade, a ética e a política, ou a vida moral (valores morais) e a vida política (valores políticos); e das ações que têm sua finalidade num produto ou numa obra: as técnicas e as artes e seus valores (utilidade, beleza, etc.). 3º. O do conhecimento da capacidade humana de conhecer, isto é, o conhecimento do próprio pensamento em exercício. Aqui, distinguem-se: a lógica, que oferece as leis gerais do pensamento; a teoria do conhecimento, que oferece os procedimentos pelos quais conhecemos; as ciências propriamente ditas e o conhecimento do conhecimento científico, isto é, a epistemologia.
Explicação: