• Matéria: Biologia
  • Autor: leticia9731
  • Perguntado 6 anos atrás

2)Um casal em que ambos os pais são do grupo sanguíneo “O” tiveram um filho que pertence ao grupo sanguíneo “A”. Nesse caso, um dos pais é um indivíduo falso “O” devido a um fenômeno conhecido também como efeito Bombaim. Sobre esse fenômeno de origem genética assinale a alternativa INCORRETA. *



a( ) Identificado pela primeira vez em 1952 na cidade de Bombaim (Bombay em inglês) na Índia, ganhou projeção mundial principalmente devido à dificuldade da obtenção de sangue compatível. A maior incidência do fenótipo acomete áreas rurais do Sul e Oeste Indianos (1/4.500 – 1/13.000), onde a frequência de casamentos consanguíneos também é grande.

b( ) Caso necessite realizar algum tratamento especial, seja ele clínico ou cirúrgico onde uma transfusão sanguínea possa ser solicitada, avise o serviço da sua condição especial e peça para que os seus familiares também realizem um doação. A possibilidade de encontrar o mesmo fenótipo dentro da sua família é maior.

c( ) Por não possuírem os carboidratos “A” e “B” na membrana das hemácias, alguns laboratórios podem identificar incorretamente o fenótipo “Bombay” como sendo um indivíduo do grupo O. Entretanto, devido a um potente anticorpo anti-H produzido por estes indivíduos, testes de compatibilidade apresentam resultados fortemente positivos contra todos os doadores do grupo “O”, daí a expressão “Falso O”.

d( ) Mil em cada 250 mil pessoas possui um fenótipo extremamente raro de sangue, o Falso O. Essa condição, também conhecida como Bombaim, faz com que as hemácias do individuo sejam desprovidas dos antícorpos ABH normais. O indivíduo com sangue Falso O acaba tornando-se compatível com todos os doadores que não sejam “Bombay”.

Respostas

respondido por: leticiapeyerl
1

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas similares