• Matéria: Ed. Física
  • Autor: Mariallbq
  • Perguntado 6 anos atrás

ME AJUDEEM . As práticas de lutas muitas vezes são associadas à violência. Uma das razões para isso reside no fato de que inicialmente as lutas estavam relacionadas com o desenvolvimento de técnicas de autoproteção e combates, tornando-se, posteriormente, uma forma de ascensão espiritual, seguido do processo de esportivização. Tal situação gera um sentimento de insegurança por parte dos professores que possuem a oportunidade de utilizar esse conteúdo em suas práticas. Isso ocorre frequentemente entre aqueles que não puderam vivenciar em sua formação as possibilidades de trabalhar os conceitos e procedimentos de diversas formas de lutas. . Neste sentido, a partir do conteúdo trabalhado na disciplina, disserte sobre o termo “Lutas X Violência” destacando o papel da Educação Física na elaboração de estratégias que busquem confrontar tal relação.

Respostas

respondido por: julicjmo
8

Resposta:

A Luta desenvolve o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter, uma vez que se pergunta o motivo da verdadeira aprendizagem das artes marciais ter sido mal compreendido como um apelo filosófico como concepção de vida, do que se pode inferir o caráter construtivo, o autocontrole, o respeito ao outro, aspectos positivos da mesma  e não o uso agressivo e violento que se tem feito da mesma.

Um dos problemas da violência é que só gera sentimentos negativos como o ódio, raiva a irá e brigas que infelizmente está presente principalmente nos grandes centros urbanos,  os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades, a violência no esporte está ligada a um contexto social que influencia o comportamento do indivíduo. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas de combate têm característica competitiva com contato entre dois indivíduos, regras, normas, federações e árbitros e na defesa pessoal não há regras nem competições, busca-se apenas aprender a se defender em situação de violência.

Explicação:

respondido por: leelazenha
4

Resposta:

É de opinião comum para a maioria das pessoas associarem a luta à violência. A luta sendo conteúdo oficial da Educação Física, por falta de vivência é uma atividade pouco trabalhada. Seria muito importante o professor levar esse conteúdo para o aluno para que assim ele possa vivenciar a disciplina, o respeito, a tolerância e auto controle emocional. A prática leva ao indivíduo desenvolver no aspecto corporal, cognitivo e sócio afetivo. Pois assim aprendem que brigas acontecem em qualquer lugar, já as lutas tem lugar específico para acontecer como academia, associações e até mesmo em escola com supervisão e acompanhamento de um profissional. Pode-se trabalhar pedagogicamente dizendo em várias datas comemorativas, como por exemplo no dia do índio realizar brincadeiras recreativas como como briga de galo ou cabo de guerra. Até mesmo estudar por regiões e costumes (orientias e ocidentais). A proposta das atividades é proporcionar a vivencia em vários aspectos e você pode perceber que nenhuma delas tem a violência como finalidade.

Explicação:

Perguntas similares