A obra “A primeira missa no Brasil” de Victor Meirelles foi pintada no século XIX e retrata evento acontecido há mais de cinco séculos, ilustrando o início da presença cristã no Brasil. Sobre a colonização e a história da Igreja no Brasil, assinale a alternativa correta.
Durante o processo de colonização do Brasil, a Coroa Portuguesa confiou aos padres jesuítas a educação na Colônia e a catequização de indígenas.
Os jesuítas foram os responsáveis pelo extermínio da maioria das tribos indígenas, pois sua catequese era um disfarce para a incursão de bandeirantes portugueses, a fim de escravizar os nativos.
A participação da Igreja Católica na colonização do Brasil foi pequena, pois a Coroa portuguesa era contrária aos seus dogmas.
Não havia diferenças de intenções entre os padres jesuítas e o português colonizador, visto que ambos tinham interreses apenas na escravidão dos indígenas.
A grande quantidade de religiões presentes atualmente no Brasil é reflexo da nossa colonização portuguesa; esta sempre incentivou a vinda de membros de religiões e igrejas diversas para a catequização dos indígenas.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
b) Os indígenas não foram exterminados pelos jesuítas, mas sim foram catequizados por eles.
c) A participação da Igreja foi grande, tanto que a presença de jesuítas era real.
d) Os jesuítas foram mandados com o objetivo de catequizar e converter os indígenas à religião católica, não para escravizá-los, já que a Igreja não permitia a escravidão indígena.
e) Os jesuítas abominavam outras religiões, tanto que se focavam em mudar os costumes e religião indígenas.
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás