)
As psicólogas organizacionais Joana, Marta e Priscila foram contratadas no mesmo ano pela empresa de marketing digital Engajamento e resultados, embora tenham participado de processos seletivos diferentes. Joana está há aproximadamente um ano na área de gestão de pessoas da empresa, Marta há seis meses e, Priscila, por fim, foi contratada há um mês, mas ainda não iniciou o trabalho. Ocorre que as três colaboradores, ingressaram (ou estão ingressando) em períodos diferentes, e, por esta razão estão em momentos também dissemelhantes do processo de socialização organizacional.
Em termos descritivos, Joana já apresenta domínio face à complexidade das tarefas e, junto a isso, crescente capacidade de internalização e amadurecimento das normas e valores do grupo; Marta tem apresentado percepção mais madura sobre conflitos e sobre a dinâmica de sua tarefa e de seu papel no grupo, na medida em que experiencia a cultura organizacional. Priscila, como ainda não juntou-se à organização, tem buscado estudar e antecipar realidades acerca da empresa e do novo emprego, considerando as suas competências que, então, poderão ser mobilizadas na prática organizacional. O modelo de socialização organizacional – proposto por Daniel Feldman –, dessa forma, auxilia-nos a analisar as experiências do ingressante em três principais etapas. Com base nas diferentes etapas do processo de socialização, propostas pelo pesquisador, assinale, abaixo, a alternativa correta para a experiência das três psicólogas na empresa mencionada:
a)
Joana, Marta e Priscila estão experienciando a fase de aprendizagem de socialização antecipatória.
b)
Priscila está na etapa de socialização identificada como mudança e aquisição, especialmente porque busca definir com clareza qual será seu papel na organização.
Enviada em
09/06/2020 04:18
c)
Joana está na etapa de encontro, quando valores começam a atualizar-se na medida em que o colaborador vivencia o dia a dia da empresa.
d)
Priscila não está vivenciando, ainda, o processo de socialização, pois este somente inicia a partir do convívio com a dinamicidade organizacional.
e)
Marta está na etapa de encontro, com socialização experimentada orientada pela familiarização com a dinamicidade da tarefa, considerando os contingenciamentos da interação da área de gestão de pessoas (pessoas, processos, recursos e demandas).
Respostas
Resposta:
E) Marta está na etapa de encontro, com socialização experimentada orientada pela familiarização com a dinamicidade da tarefa, considerando os contingenciamentos da interação da área de gestão de pessoas (pessoas, processos, recursos e demandas).
Explicação:
ACERTEI
Resposta:
E.
Marta está na etapa de encontro, com socialização experimentada orientada pela familiarização com a dinamicidade da tarefa, considerando os contingenciamentos da interação da área de gestão de pessoas (pessoas, processos, recursos e demandas).
Explicação:
Daniel Feldman identifica três principais fases para o processo de socialização: (1) Aprendizagem de socialização antecipatória que ocorre antes de o indivíduo juntar-se à organização (Priscila) – a qual engloba a reflexão para possível antecipação da realidade da organização e do novo emprego como psicóloga, com a identificação das necessidades, competências, avaliação do que fora aprendido durante o processo seletivo; (2) Encontro (Marta) – etapa em que valores, habilidades, comportamentos, atitudes passam a ser balizadas pela cultura organizacional então experienciada, com possível abertura para gerenciamento de conflitos relacionados à estilo de vida, trabalho, papel entre os grupos, familiarização com a dinamicidade da tarefa; (3) Mudança e Aquisição (Joana) – a psicóloga, nesta fase já apresenta maior domínio dos papeis sociais que deve apresentar na realização de sua atividade, consegue ajustar a mobilização de suas competência frente aos valores e normas predominantes no grupo e na cultura organizacional, com controle de tarefas mais complexas, internalização de normas e valores.