• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

1.“Quando dizemos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens. Com efeito, não há de nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser. Escolher isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que escolhemos, porque nunca podemos escolher o mal, o que escolhemos é sempre o bem, e nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos. Se a existência, por outro lado, precede a essência e se quisermos existir, ao mesmo tempo em que construímos a nossa imagem, esta imagem é válida para todos e para a nossa época. Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade”. Jean Paul Sartre Considerando o texto citado e o pensamento sartreano, é INCORRETO afirmar que:

A) - o valor máximo da existência humana é a liberdade, porque o homem é, antes de mais nada, o que tiver projetado ser, estando “condenado a ser livre”.

B) - totalmente posto sob o domínio do que ele é, ao homem é atribuída a total responsabilidade pela sua existência e, sendo responsável por si, é também responsável por todos os homens.

C) - o existencialismo sartreano é uma moral da ação, pois o homem se define pelos seus atos e atos, por excelência, livres, ou seja, o “homem não é nada além do conjunto de seus atos”.

D) - o homem é um “projeto que se vive subjetivamente”, pois há uma natureza humana previamente dada e pré definida, e, portanto, no homem, a essência precede a existência.

E) - por não haver valores preestabelecidos, o homem deve inventá-los através de escolhas livres, e, como escolher é afirmar o valor do que é escolhido, que é sempre o bem, é o homem que, através de suas escolhas livres, atribui sentido a sua existência.

Respostas

respondido por: odilonrib1
107

Resposta:

Letra D

Explicação:

Ao contrário do que diz a alternativa D, para Sartre a existência precede a essência, assim como mencionado no trecho.

respondido por: elamambretti
59

Considerando pensamento sartreano, é INCORRETO afirmar que:

d) o homem é um “projeto que se vive subjetivamente”, pois há uma natureza humana  previamente dada e predefinida, e, portanto, no homem, a essência precede a existência.

Para Sartre, o homem está condenado à liberdade. Durante sua vida, ele não pode deixar de escolher, e ao  fazer escolhas ele irá sempre escolher aquilo que considera o melhor.

Desse modo, o homem  ao se posicionar também posiciona todos os outros homens, pois define, juntamente com a sua  escolha, quem são seus semelhantes e dessemelhantes.

Se a sua posição não considerar isto,  então ela irá criar confrontos dos quais foi desde sua primeira escolha responsável. Assim, em  cada escolha nos responsabilizamos pela humanidade que escolhemos.

O pensamento desenvolvido por Sartre, "a existência precede a essência", significa que "Não somos aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós”.

Bons estudos!

Perguntas similares