(UFSM-RS) A desarmonia e a contradição são características predominantes no Barroco. Observe os fragmentos poéticos de Gregório de Matos, a seguir transcritos, e verifique qual(quais) confirma(m) essas características: I. Amanheceu o dia prometido, famoso, alegre, claro e prazenteiro; bom dia, disse eu, para viagem. II. O ódio é da alma infame companhia a paz deixou-a Deus à cristandade; mas arrastar por força uma vontade, em vez de caridade é tirania. III. De que pode servir falar quem cala? Nunca se há de falar o que se sente, Sempre se há de sentir o que se fala. Está(ão) correta(s): A apenas I. B apenas I e II. C apenas III. D apenas I e III. E apenas II e III.
Respostas
Resposta:
[E]
Na primeira frase não se encontram desarmonia e contradição, pelo contrário, os versos saúdam, alegremente, o dia: "Amanheceu o dia prometido,/famoso, alegre, claro e prazenteiro”.
A alternativa correta para esta questão é a alternativa E.
A contradição presente no estilo barroco pode ser encontrada nos trechos II e III quando Gregório de Matos, o Boca do Inferno, apelido que ganhou graças as críticas contundentes expressas em suas obras, cita ódio e paz, caridade e tirania e ouvir a pessoa que se cala.
O primeiro trecho, apesar de ser parte de uma obra barroca, não compartilha dessa característica Não há contradição, mas há, sim, uma reafirmação do que foi dito através de termos que exemplifiquem aquilo.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17412872