Respostas
Resposta:
Explicação:
Daqui a 200 ou 250 milhões de anos, o planeta Terra será bem diferente do que conhecemos atualmente. Os continentes atuais devem se juntar, formando um novo supercontinente. A informação faz parte de um estudo realizado pelos cientistas Mattias Green, da Universidade de Bangor, no Reino Unido, e Hannah Sophia Davies e João C. Duarte, ambos da Universidade de Lisboa, em Portugal.
No artigo publicado no portal americano The Conversation, os pesquisadores lembram que as placas tectônicas que formam a crosta terrestre estão em movimento constante, deslocando a uma velocidade de poucos centímetros por ano. Em termos geológicos, isso faz com que, de vez em quando, os continentes se juntem e parmaneçam nessa foração por centenas de milhões de anos antes de se dividirem novamente.
O último supercontinente registrado foi o Pangeia, que existiu entre 200 e 540 milhões de anos atrás, durante a era Paleozoica. Ele começou a se separar há aproximadamente 180 milhões de anos. A expectativa é de que o próximo aglomerado continental apareça em até 250 milhões de anos.
Vale lembrar que a ruptura do Pangeia levou à formação do oceano Atlântico, que ainda está se ampliando, enquanto o oceano Pacífico está se estreitando.