Analise cada uma das afirmativas, em seguida considere-a certas ou erradas. Para as afirmativas erradas, faça sua reescrita as tornando certas. a) Os países mais industrializados e ricos são os que mais emitem gases poluentes na atmosfera, que ampliam ou causam efeito estufa. ( ) Certa ( ) Errada b) O Protocolo de Kyoto tem por objetivo reduzir - principalmente pelos países em desenvolvimento - a quantidade de gases amplificadores de efeito estufa que esses países lançam na atmosfera. ( ) Certa ( ) Errada c) Os especialistas acreditam que os efeitos negativos da mudança climática são os mesmos nas diversas regiões do planeta. ( ) Certa ( ) Errada
Respostas
Resposta:
A) Certa. B) CERTA. C) ERRADA.
Explicação:
(A) CORRETA. Trecho sobre arquivo relacionado à emissão de carbono na atmosfera : "Cada nação tem sua própria trajetória, história e economia, e cada uma emite uma quantidade diferente desses gases. Isso leva a perguntas sobre quem emite mais, qual país é o maior responsável pelo aquecimento global, ou qual nação está mais apta a descarbonizar sua economia. Para responder a essas perguntas, é natural que surjam listas e ranking dos maiores emissores. Aproveitando uma ferramenta que permite a visualização de gráficos interativos, o World Resources Institute (WRI) elaborou dois gráficos mostrando a trajetória de emissão de gases de efeito estufa dos países que mais contribuíram no passado e dos que mais contribuem hoje para as mudanças climáticas globais. Os gráficos tornam fácil de visualizar a trajetória dos maiores emissores, especialmente dos países ocidentais industrializados, como Estados Unidos e países europeus. Também é possível observar o crescimento econômico – e consequentemente das emissões – da China. "
B) CORRETA. EXPLICAÇÃO: O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional com o objetivo de diminuir o lançamento de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global. SIM.
C) AFIRMATIVA ERRADA. EXPLICAÇÃO: Pois cada região possui climas diferentes , sendo assim, respondem de maneiras diferentes aos aspectos negativos relacionados ao clima em nosso planeta. Em relação a áreas mais secas os efeitos podem ser devastadores, como a exemplo, os maiores castigados pelas mudanças climáticas serão provavelmente os países tropicais, tais como o Brasil. Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.