(Ufjf-pism 2 2020) Leia o texto a seguir: “Aqueles que são contratados experienciam uma distinção entre o tempo do empregador e o seu “próprio” tempo. E o empregador deve usar o tempo de sua mão-de-obra e cuidar para que não seja desperdiçado: o que predomina não é a tarefa, mas o valor do tempo quando reduzido a dinheiro. O tempo agora é moeda: ninguém passa o tempo, e sim o gasta” [...] “Havia muitos relógios em Londres na década de 1790: a ênfase estava mudando do “luxo” para a “conveniência”; até os colonos podiam ter relógios de madeira. Na verdade (como seria de esperar), ocorria uma difusão geral de relógios portáteis e não portáteis no exato momento em que a Revolução Industrial requeria maior sincronização do trabalho.” THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial. In: Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 272 e 279. 1. O texto acima aborda a transição para a sociedade industrial, as mudanças na percepção interna de tempo e o surgimento de uma disciplina de trabalho nos finais do século XVIII e início do século XIX. Das alternativas abaixo, assinale a opção CORRETA: * a)Com o advento da sociedade industrial e da disciplina do trabalho, os trabalhadores passaram a ter o controle de sua vida produtiva, cuja dinâmica oscilava entre momentos de trabalho volumoso e de ociosidade intensa. b)Durante o estabelecimento do processo industrial inglês, os padrões de trabalho tinham como característica a irregularidade, com tarefas semanais ou quinzenais, fazendo com que o dia de trabalho fosse moldado pelo trabalhador. c)No contexto da transição para a sociedade industrial, a posse e o uso do relógio de bolso ficaram restritos à elite, sendo, portanto, artigo de luxo, feito de metais preciosos e utilizado para acentuar status. d)A introdução da disciplina de trabalho gerou melhorias nas condições de vida dos trabalhadores, pois, com ela, passaram a usufruir de benefícios como: gratificações por pontualidade, pagamento de horas extras, férias remuneradas. e)A divisão do trabalho, a supervisão do trabalho, o uso de relógios, o uso racional do tempo foram alguns dos recursos utilizados pelos industriais para formar novos hábitos e nova disciplina de tempo entre os trabalhadores.
Respostas
A alternativa que indica corretamente as mudanças na percepção interna do tempo e o surgimento de uma disciplina do trabalho é a E.
As dinâmicas sociais foram profundamente modificadas com o advento da Revolução Industrial, especialmente a relação com o tempo e a vida privada, onde os operários prezavam pela separação entre trabalho e casa.
As primeiras ondas de trabalho eram de exploração intensa até o advento dos direitos trabalhistas.
É correta a alternativa E, tendo sido a racionalização do trabalho, com a tomada de uma série de medidas que visavam controlar rigidamente as diferentes etapas do processo, aumentando a produtividade de cada trabalhador, marcante na industrialização.
Estes ganhos de produtividade, principalmente quando pensamos nos modelos como o Fordismo ou o Taylorismo, muitas vezes eram feitos com a piora das condições de trabalho e a suspensão da autonomia laboral (do trabalho) dos funcionários das fábricas. Eram cada vez mais rigidamente supervisionados e as suas tarefas divididas nas funções o mais simples possível, o que tornava o trabalho repetitivo e o trabalhador mais facilmente substituível.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/17514232