Respostas
Explicação:
Sociedade
O termo inca, que hoje designa um povo e uma sociedade, originalmente significava chefe, título dado aos imperadores e aos nobres.
O Inca, filho do deus do Sol, misto de deus e imperador, reunia centenas de tribos sob sua autoridade. O imperador era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra e submetia a sociedade ao rigor de suas decisões.
Economia
A economia inca era baseada no trabalho coletivo e adaptado à idade de cada um. O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes.
Lavouras se estendiam por encostas íngremes, com o sistema de terraços – espécie de degraus construídos com paredes de pedras.
As terras estatais eram cultivadas por todos os campos e a produção era armazenada para sustentar a nobreza, os sacerdotes e os militares.
Curiosidades
O Imperador era considerado um deus, por tanto, todo o que dizia era acatado. Geralmente, casava-se com uma irmã que também era vista como a encarnação de Mama Quilla.
Não importava a classe social: as casas não tinha móveis, somente esteiras e tapetes.
As Virgens do Sol eram mulheres selecionadas aos quatro anos pela sua beleza e saúde. Aos 14 podiam decidir se ficariam servindo ao deu Sol - o próprio Inca - ou se voltariam para casa.
A distribuição de terras era feita de acordo com o tamanho da famíla. Quanto mais filhos, mais terras. Assim, ninguém tinha problema de alimentar sua prole.