“Nenhum cidadão será compelido a frequentar ou apoiar qualquer crença religiosa [...] mas, ao contrário, todos terão direito de professar e, por meio de argumentos, manter suas opiniões em matéria de religião, e, por isso, não terão seus direitos civis de maneira alguma diminuídos, ampliados ou afetados”. (Estatuto da Liberdade Religiosa, Estado da Virgínia, 1786
A questão religiosa foi um dos fatores que contribuiu para o povoamento do norte da América, formando assim as treze colônias. Os imigrantes ingleses professavam a fé na religião:
Alternativas:
a)
Católica.
b)
Presbiteriana.
c)
Puritana.
d)
Anglicana.
e)
Inglesa.
2)

“Após a liquidação definitiva do antigo regime em 1688, os dirigentes da Inglaterra organizaram um império comercial de extrema eficácia e um sistema de dominação de classes que se revelou extraordinariamente resistente à passagem do tempo”. (HILL, Christopeher. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640).
O império comercial organizado pelos ingleses pode ser o demonstrado no mapa que apresenta as treze colônias inglesas, que possuíam características econômicas de exploração e povoamento. Marque a resposta que apresenta a localização dessas colônias de acordo com as características econômicas exploratórias e de povoamento:
Alternativas:
a)
Leste, Centro e Norte.
b)
Sul, Norte e Centro.
c)
Oeste, Sul e Norte.
d)
Sudeste, nordeste e centro-oeste.
e)
Centro-oeste, Norte e Sul.
3)
“A liberdade e a igualdade dos homens perante a lei, princípios consagrados pela Revolução Americana, foram colocados de lado na expansão colonizadora para o oeste. Terras que abrigaram milhares de pequenas propriedades, onde foram assentados os imigrantes europeus, foram tomadas dos povos indígenas que lá viviam. O avanço para o oeste dizimou grande parte das populações indígenas que, originalmente, ocupavam o território e devastou a natureza selvagem”.
No texto “A liberdade e a igualdade dos homens perante a lei”, princípios consagrados pela Revolução Americana” foram conquistados após:
Alternativas:
a)
Após a Festa de Boston.
b)
A independência das Treze colônias inglesas.
c)
Antes da colonização da parte norte da América.
d)
Após a abolição da escravatura.
e)
Durante a Guerra dos Sete Anos.
4)
“A nação americana procurava assentar sua base jurídica na idéia de representatividade popular, mesmo que o conceito de povo fosse, neste momento, extremamente limitado.
Já no início encontramos a expressão: ‘Nós, o povo dos Estados Unidos...’ Quem eram nós? Certamente não todos os habitantes das colônias. A maior parte dos ‘americanos’ estavam excluídos do processo político. A independência foi liderada por comerciantes, latifundiários e intelectuais urbanos. O voto direto popular era limitado por estado, e os estados podiam escolher os eleitores como queriam: por voto ou nomeação”.
O texto acima se refere à Constituição estadunidense. Segundo o texto, quais eram os grupos sociais que realizaram a independência e quais eram os grupos sociais que foram excluídos? (Marque a alternativa correta)
Alternativas:
a)
A independência fora influenciada pelos ideais iluministas e somente teve a participação dos intelectuais urbanos.
b)
A independência fora incentivada pela camada popular, mas somente os latifundiários que comandaram o seu processo.
c)
A independência fora projetada pelos burgueses e concretizada pelo exército formado por homens das treze colônias inglesas.
d)
A independência fora realizada pelos proprietários de grandes extensões de terras, pelos comerciantes e pelos intelectuais urbanos. O povo em geral ficou excluído do processo de independência.
e)
A independência fora planejada pelos povos autóctones e imigrantes, tendo apoio dos latifundiários e dos comerciantes.
5)
Na segunda metade do século XVIII os reis espanhois da dinastia Bourbon adotaram uma série de reformas que chamamos de Reformas Bourbonicas. Essas reformas transformaram profundamente as relações entre colônia e metrópole e geraram uma série de conflitos nas décadas seguintes.
A respeito das Reformas Bourbonicas dos reis espanhóis é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
São um dos eventos responsáveis pelos conflitos que levariam as independências nas Américas por aumentar a autonomia comercial e diminuir as liberdades políticas das colônias.
b)
São um dos eventos responsáveis pelos conflitos que levariam as independências nas Américas por limitar a autonomia comercial, descontentando a elite local, e permitir que criollos se tornassem generais.
c)
Impediram que as independências acontecessem naquele momento de forte ebulição, agradando a elite criolla que se mantinha no controle das províncias locais.
d)
Geraram fortes conflitos entre as potências coloniais, dando origem, mais tarde, à Guerra dos Sete anos entre Espanha e Inglaterra.
e)
Foram reformas que modernizaram a economia colonial adotando princípios do liberalismo e permitindo a abolição da escravidão nas colônias espanholas.
Respostas
Resposta:
1) C - Puritana
2) B - Sul, Centro e Norte
3) B - Independência das Treze colônias inglesas
4) D - A independência fora realizada pelos proprietários de grandes extensões de terras, pelos comerciantes e pelos intelectuais urbanos. O povo em geral ficou excluído do processo de independência.
5) B - São um dos eventos responsáveis pelos conflitos que levariam as independências nas Américas por limitar a autonomia comercial, descontentando a elite local, e permitir que criollos se tornassem generais.
Explicação:
Resposta:
AV2=história da américa
1 A 2 C 3E 4 C 5 A 6B 7B 8E 9C 10B
1=A EDmundo o gormann
2=C no presente compreendemos valores e bens culturais processo de colonização
3=E segundo a logica do autor do texto
4=C foram as divisões feita no território colonial dominados pelo espanhóis com o intuito de organizar a exploração das terras
5=A retratam a violência sofrida pelo índio mexicanos
6=B sul norte e centro
7=B são um dos eventos responsável criollo -se tornar coronel
8=E Houve resiliência contra o domínio dos estados unidos em cuba
9=C uma crise de indelidade
10=B II IV