• Matéria: História
  • Autor: walacesteinp63u3a
  • Perguntado 6 anos atrás

)
Muitas são as razões que advêm de uma realidade inaceitável contra a qual a militância negra vem historicamente lutando e frente à qual as respostas do Estado permanecem insuficientes, exigindo permanente esforço de compreensão.
CARNEIRO, S. Epistemicídio (trecho de matéria de 2007 – Espelho com Lazaro Ramos).
Sobre o referido contexto, analise as afirmativas abaixo.
I.Contrato racial, biopoder e epistemicídio, por exemplo, são conceitos que se prestam como contribuição ao entendimento da perversidade do racismo.
II.Esse estudo defende a existência no Brasil de um contrato racial que sela um acordo de exclusão e/ou subalternização dos negros, no qual o epistemicídio cumpre função estratégica em conexão com a tecnologia do biopoder.
III.É o filósofo afro-americano Charles Mills quem propõe no livro The Racial Contract (1997), que devemos tomar a inquestionável supremacia branca ocidental no mundo como um sistema político não-nomeado, porque ela estrutura "uma sociedade organizada racialmente, um Estado racial e um sistema jurídico racial, onde o status de brancos e não brancos é claramente demarcado, quer pela lei, quer pelo costume".
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas:

a)

apenas I

b)

apenas I e II

c)

apenas I e III

d)

apenas II e III

e)

I, II e III

2)
Analise o fragmento a seguir.
A ___________, enquanto sistema de poder fundado no ___________, da qual todos os brancos são beneficiários, embora nem todos sejam signatários, pode ser descrita no Brasil por formulações complexas ou pelas evidências empíricas como no fato de que há absoluta prevalência da brancura em todas as instâncias de poder da sociedade: nos meios de comunicação, nas diretorias, gerências e chefias das empresas, nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, nas hierarquias eclesiásticas, no corpo docente das universidades públicas ou privadas etc.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:

a)

Estrutura social, contrato social.

b)

Branquitude, contrato racial.

c)

Branquitude, saber empírico.

d)

Estrutura social, saber empírico.

e)

Branquitude, direito igualitário.

3)
Analise o fragmento a seguir.
Aquelas pessoas que se propõem a codificar os sentidos __________ lutam por uma causa perdida, porque elas, como as idéias e as coisas que elas pretendem significar, têm uma história. Nem os professores de Oxford nem a Academia francesa têm sido plenamente capazes de represar, de aprisionar e fixar o ____________, de uma forma que seja independente do jogo da invenção e da imaginação humanas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:

a)

Das palavras, significado.

b)

Dos jogos, significado.

c)

Dos conceitos, sentido.

d)

Da razão, sentido.

e)

Da razão, significado.

4)
.... Foi então que uns brancos muito legais convidaram a gente prá uma festa deles, dizendo que era prá gente também. Negócio de livro sobre a gente, a gente foi muito bem recebido e tratado com toda consideração. Chamaram até prá sentar na mesa onde eles tavam sentados, fazendo discurso bonito, dizendo que a gente era oprimido, discriminado, explorado. Eram todos gente fina, educada, viajada por esse mundo de Deus. Sabiam das coisas. E a gente foi sentar lá na mesa. Só que tava cheia de gente que não deu prá gente sentar junto com eles. Mas a gente se arrumou muito bem, procurando umas cadeiras e sentando bem atrás deles. Eles tavam tão ocupados, ensinado um monte de coisa pro crioléu da platéia, que nem repararam que se apertasse um pouco até que dava prá abrir um espaçozinho e todo mundo sentar juto na mesa. Mas a festa foi eles que fizeram, e a gente não podia bagunçar com essa de chega prá cá, chega prá lá. A gente tinha que ser educado. E era discurso e mais discurso, tudo com muito aplauso.
GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984.
O fragmento apresentado refere-se:
Alternativas:

a)

Ao racismo estrutural.

b)

A igualdade de raça.

c)

A luta contra a desigualdade.

d)

O respeito as diferenças.

e)

A igualdade do lugar de fala.



Respostas

respondido por: raamr
14

Resposta:

1 e

2 b

3 a

4 a

5 e

Espero ter ajudado, acabei de fazer no AVA

Explicação:


silvanane2000: correto!
absjunior90: Certinho. Obrigado.
zildetenogueira: Certo .Obrigada
Perguntas similares