• Matéria: História
  • Autor: diogoluizz316
  • Perguntado 6 anos atrás

2) O que foi a Guerra de Canudos?
3) O que motivou a revolta da vacina?​

Respostas

respondido por: armybtsmariaclara
1

Resposta:

Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).

Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular. Em 1893, os sertanejos fundam o arraial de Canudos, um povoado muito pobre que chegou a ter 5 mil casas e de 20 mil a 25 mil habitantes. “Canudos era regido pelo trabalho coletivo e pelos ensinamentos religiosos de Conselheiro. Além desse caráter messiânico, o movimento criticava a República e contestava as inovações surgidas com ela, como o casamento civil”, diz o historiador José Carlos Barreiro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis (SP)

Causas da Revolta da Vacina

A causa principal da Revolta da Vacina foi, sobretudo, o modo como foi implantada a campanha da vacinação obrigatória. A campanha em si foi idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, que foi empossado Diretor Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, na época capital federal.

ESPERO TER AJUDADO VOCE S2

Perguntas similares