Por que podemos dizer que os paulistas saíram perdedores, mas também vencedores da Revolução Constitucionalista?
Respostas
Resposta:
Apesar de ter perdido a luta por falta de armas e de estrutura, os paulistas acabaram vitoriosos politicamente, já que poucos meses depois, em 3 de maio de 1933, foram realizadas as eleições para a Constituinte, que elaborou uma nova Carta Magna para o Brasil. Com a sua promulgação, em 16 de julho de 1934, houve o retorno da tão esperada democracia.
Espero ter ajudado :)
Explicação:
Resposta:
Apesar de ter perdido a luta por falta de armas e de estrutura, os paulistas acabaram vitoriosos politicamente, já que poucos meses depois, em 3 de maio de 1933, foram realizadas as eleições para a Constituinte, que elaborou uma nova Carta Magna para o Brasil. Com a sua promulgação, em 16 de julho de 1934, houve o retorno da tão esperada democracia.A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento paulista organizado com a intenção de protestar a favor de uma Constituinte, visto que Getúlio Vargas governava o país a partir da Revolução de 1930 sem a presença de um conjunto de leis que servissem de guia.
O movimento da Revolução Constitucionalista foi derrotado, porém sua causa pode ser considerada vitoriosa pois a partir do movimento diversos setores pressionaram o presidente para que iniciasse o processo de elaboração de uma nova Carta Constitucional. Esta foi promulgada em 1934, dando início ao chamado Governo Constitucionalista de Getúlio Vargas.
Explicação: