1- Defina e explique os conceitos:
A- Era Vargas *
Sua resposta
B- MMDC *
Sua resposta
C- INTEGRALISMO *
Sua resposta
D- Intentona comunista *
Sua resposta
E- Plano Cohen *
Sua resposta
G- Interventores *
Sua resposta
H- CLT *
Sua resposta
I- Voto feminino *
Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado.
Explicação:
Letra A
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas gorvenou o Brasil por 15 anos,de forma contínua (de 1930 a 1945).Esse período foi um marco na história brasileira,em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país,tanto sociais quanto econômicas.
Letra B
M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932,que culminou no levante denominado como Revolução Constitucionalista,eclodido em 9 de julho daquele ano.
Letra C
Fundado em 1932,o Integralismo foi um movimento de inspiração fascista surgido no Brasil,tendo por principal líder o jornalista Plínio Salgado.
Letra D
Intentona Comunista,também conhecida como Revolta Vermelha de 35,Revolta Comunista de 35,Levante Comunista foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em 27 de novembro de 1935 por militares,em nome da Aliança Nacional Libertadora,com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB),na época denominado como Partido Comunista do Brasil,e do Comintem.
Letra E
Uma fraude para manter Vargas no governo.No dia 30 de setembro de 1037,o chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro,general Góes Monteiro,anunciou,no pronoma radiofônico Hora do Brasil,a descoberta de um plano cujo objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas.
Letra F
Os interventores eram pessoas nomeadas por Getúlio Vargas pelo criado Código de Interventores em 1931 (Decreto n° 20.348) que exerciam o governo dos estasos;na prática eram governadores estaduais nomeados diretamente por Getúlio.
Letra G
A Consolidação das Leis do Trabalho,popularmente chamada de CLT,regulamenta as relações trabalhistas,tanto do trabalho urbano quanto do rural,de relações individuais ou coletivas.Ela foi decretada no Estado Novo período autoritário da Era Vargas em 1° de maio de 1943.
Letra H
Em 1932,o sufrágio feminino foi garantido pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro,uma vitória da luta das mulheres que,desde a Constituinte de 1891,pleitavam o direito do voto.