Respostas
Resposta:
A industrialização consiste em transformar um determinado espaço geográfico a partir da construção de indústrias e de empresas direta e indiretamente ligadas a essas indústrias. Esse fenômeno humano é importante por provocar profundas alterações socioespaciais, tanto acelerando a urbanização e o êxodo rural quanto alterando drasticamente a maneira de exploração e utilização dos recursos naturais.
Quando se aborda a questão da industrialização mundial, fala-se de um processo que se manifestou de forma extremamente desigual pelo globo. Enquanto os países de industrialização clássica desenvolveram-se tecnologicamente a partir de meados do século XVIII e ao longo do século XIX, os países de industrialização tardia vivenciaram esse fenômeno apenas a partir do século XX, enquanto alguns deles ainda sequer podem ser considerados como territórios industrializados.
A Inglaterra foi o país que primeiro se desenvolveu nesse sentido, na chamada Primeira Revolução Industrial. Antes disso ocorrer, eram conhecidos apenas o artesanato e a manufatura, não existindo um processo produtivo sistematizado e guiado pela presença de maquinários, como ocorre nas fábricas.
Explicação:
Resposta:
Tudo começou na Revolução Industrial na Inglaterra no século XVII, quando as fabricas adotaram maquinas a vapor para trabalhar. Para as fabricas foi algo benéfico ja que maquinas não precisam comer, dormir, etc. Mas para as pessoas foi algo ruim porque varias pessoas foram demitidas o que jerou uma onda enorme de desemprego e pobreza. O movimento foi se alastrando pela Europa com os mesmos efeitos da Inglaterra. Depois veio a segunda revolução industrial com o desenvolvimento químico, eletrico, petrolifero, etc. Desta vez agora surgiram alguns poucos empregos pois algumas maquinas precisavam ser operadas. Mas era um trabalho ainda arduo, oque gerou uma onda de depressão em massa principalmente nos estados unidos. A terceira que surgiu no final do século XX ja se trata dos computadores. Com grandes empresas adotando maquinas para trabalho pessoal que armazenavam dados e faziam funções avançadas até então para outras máquinas. Também onde surgiram empresas milhonarias como Apple, Microsoft, IBM, etc. A quarta revolução industrial é a mais recente. Se trata da adoção e inclusão de robôs na vida cotidiana, como barmans, empregadas e outros trabalhos "pequenos" o que também vai gerar uma onda em massa de desemprego e pobreza. E existem especulações sobre a quinta seria a "cyber-vida" com implantes robóticos e robôs cada vez mais humanos, chegando a enganar desapercebidos.