• Matéria: Administração
  • Autor: samumiranda8694
  • Perguntado 6 anos atrás

O que se viu nos dias seguintes foi o espraiamento das manifestações pelo país e a transformação de um movimento com uma demanda específica para manifestações de rua que reuniam demandas difusas sobre temas gerais. Os assuntos que estavam relativamente em voga no período imediatamente anterior às manifestações vieram à tona. A denúncia à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no 37, que diminuía o poder investigativo do Ministério Público, organizou a pauta difusa anticorrupção. A crítica à atuação do deputado Pastor Marco Feliciano frente à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e, logo após, ao projeto da chamada "cura gay" foi o tema dos grupos ligados aos direitos humanos e ao movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT). Provavelmente, o único tema unificador das demandas foi a repulsa à Copa do Mundo (e das Confederações) e à presença da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) no país. Também nesse caso havia uma pauta concreta, construída com mais intensidade nos últimos meses, sobretudo vinculada a ações de reforma urbana, contrária à política de remoção de grupos vulneráveis justificada pelas obras referentes ao urbanismo projetado para a Copa. As manifestações programadas para as cidades-sede da Copa das Confederações formaram a base organizada dos protestos, fundamentalmente opostos aos gastos excessivos na (re)construção dos estádios – agora chamados "arenas" – e reuniram muito mais gente do que os mobilizados contra a remoção dos grupos vulneráveis. (Romão, Wagner. As manifestações de junho e os desafios à participação institucional. Boletim de Análise Político Institucional n 4. Rio de Janeiro: IPEA, 2013, p. 11-17. O texto acima trata das principais demandas e motivações em torno das grandes manifestações de rua que tiveram lugar no Brasil no mês de Junho de 2013. Sobre os protestos e manifestações de rua é correto dizer que: a. As manifestações podem refletir insatisfações coletivas e difusas em torno de determinadas pautas políticas e ações dos governos. b. As manifestações e protestos são sempre promovidos por pessoas sem educação e sem respeito à ordem. c. As manifestações de junho de 2013 trataram, exclusivamente, dos gastos em torno da copa do mundo de 2014. d. As manifestações e protestos são formas indiretas de participação, assim como as eleições. e. As manifestações devem ser sempre controladas, para evitar a participação de pessoas filiadas a partidos políticos.

Respostas

respondido por: oscter
3

Resposta:

a. As manifestações podem refletir insatisfações coletivas e difusas em torno de determinadas pautas políticas e ações dos governos.

Explicação:

respondido por: Roseniassis
0

Resposta: b.  As manifestações podem refletir insatisfações coletivas e difusas em torno de determinadas pautas políticas e ações dos governos.

Explicação:

Perguntas similares