1) "O que vem acontecendo desde o início deste milênio é o que conhecemos como "salto de espécies". O vírus vai de uma espécie onde ele é o parasita habitual para a espécie humana." O trecho acima é parte de uma entrevista dada, pelo médico infectologista Estevão Portela Nunes, ao site do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no dia 09/03/2020. O infectologista se referia ao Covid-19. Porém não é a primeira vez que um vírus de outra espécie animal consegue infectar seres humanos (o que ele chamou de "salto de espécies"). Pesquise outros dois casos que podem ser considerados "salto de espécies" e explique como esses vírus passaram a infectar seres humanos. *
Respostas
O H1N1 e o Hantavírus, são dois vírus que infectavam animais, e passaram a infectar seres humanos.
De modo geral, os vírus são altamente mutáveis, pois possuem uma estrutura genética muito simples, pequena e sem proteções, podendo mutar facilmente.
Alguns vírus possuem ciclos que permitem a mesclagem do próprio material genético com o de outros vírus ou seres vivos, também acabam por mutar e algumas vezes ganham a capacidade de infectar outros seres vivos, como a influenza, com o ressortimento.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1. C
2. A
Explicação:
1. c) Mercados onde animais são mantidos vivos, tráfico de animais e desmatamento podem facilitar o “salto de espécies”, pois acaba por aproximar animais que não se encontrariam facilmente na natureza.
2. a) Lavar as mãos com água e sabão e distanciamento social.
CLASSROOM