1)
Existe, em português, uma relativa flexibilidade de colocação dos constituintes no sintagma nominal e na sentença, havendo, entretanto, uma ordem mais comumente empregada. A ordem de base do sintagma nominal é aquela em que artigos, demonstrativos ou outros especificadores ocupam a margem esquerda do sintagma, enquanto adjetivos e sintagmas preposicionais ocupam a margem direita. Já a ordem de base da sentença é aquela em que o sujeito ocorre antes do verbo e o(s) objeto(s), depois do verbo. Quando essa ordem não é seguida, instaura-se, no sintagma ou na sentença, uma ordem marcada.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que contém um enunciado em que os elementos da sentença (sujeito, verbo e objeto) e de um sintagma nominal estão em ordem marcada.
Alternativas:
a)
O prato principal eu consigo preparar em uma hora.
b)
Um grande problema surgiu durante o evento.
c)
De longe, viu João que a pequena criança chorava.
d)
A pequena criança avistou o sorveteiro de longe.
e)
Rapidamente, ausentou-se da sala o diretor.
Respostas
Resposta:
De longe, viu João que a pequena criança chorava.
Explicação:
Os elementos da sentença (sujeito, verbo e objeto) e de um sintagma nominal estão em ordem marcada em:
c) De longe, viu João que a pequena criança chorava.
Ordem marcada
A ordem marcada ocorre quando os elementos da sentença e o sintagma nominal NÃO estão na ordem direta, a mais comumente usada.
Na frase da letra C, o sujeito "João" aparece antes do verbo "viu", ocorrendo assim uma inversão da ordem sujeito-verbo-objeto.
Quanto ao sintagma nominal, a inversão ocorre pelo fato de o sintagma preposicionado "de longe" ocupar a margem esquerda. Se seguisse a ordem padrão, deveria estar na margem direita, ou seja, no fim do período.
Enfim, se essa frase seguisse a ordem direta, a escrita seria:
"João viu que a pequena criança chorava de longe."
Mais sobre ordem direta e ordem inversa em:
https://brainly.com.br/tarefa/18399358
https://brainly.com.br/tarefa/28590430
#SPJ2