Respostas
Resposta: Sim,é um desafio constante visto que a sociedade é machista e racista. Ou seja, desafio dobrado. A equação se torna mais complexa quando nos deparamos com o fato das mulheres negras estarem mais empoderadas, e portanto não se isolam mais nos serviços domésticos e não se submetem mais a condição de objeto sexual. Essa ‘ousadia’ da mulher negra tem desafiado constantemente os pensamentos que pararam no período pré-abolicionista. Mas o recado está sendo dado diariamente
Resposta:
O racismo se manifesta das mais diversas formas no Brasil: está na falta de representatividade de homens e mulheres negras nos espaços públicos, nos guetos de exclusão e pobreza, mas também no imenso número de assassinatos que ocorrem todos os anos.
O Mapa da Violência mostra que enquanto o homicídio de mulheres negras experimentou um crescimento de 54,2% entre 2003 e 2013, no mesmo período, o homicídio de mulheres brancas caiu 9,8%. Não bastasse a violência contra si, a mulher negra também experimenta com maior intensidade a violência contra seus filhos, irmãos e companheiros.