A instauração de um Estado é viabilizada por um processo político, que perpassa desde um estado embrionário até a institucionalização de um sistema no qual o poder é limitado e exercido por um conjunto de autoridades. Em relação a esse processo, responda a alternativa correta dentre as listadas a seguir:
Escolha uma:
a. Um Estado organizado e devidamente institucionalizado não pode se beneficiar do uso da coerção, sob pena de deslegitimar os seus governantes.
b. O sistema de Estado instaurado na modernidade dispensa a representação, sendo que cada governante exerce o poder por si mesmo.
c. O Estado socialista pressupõe a priorização dos bens de produção e do capital em detrimento do governo e dos proletariados.
d. No poder institucionalizado, é ainda comum se vislumbrar a personalização do poder, que é exercido com base na autoridade carismática.
e. A organização como representação é ideia essencial ao regime de Estado, independentemente da forma política que o governo venha a adotar.
Respostas
Resposta:
Letra e.
Explicação:
A organização como representação é ideia essencial ao regime de Estado, independentemente da forma política que o governo venha a adotar.
A alternativa correta sobre o Estado e o processo de institucionalização é: "e. A organização como representação é ideia essencial ao regime de Estado, independentemente da forma política que o governo venha a adotar.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira o conceito de representação está presente para a legitimidade do Estado.
Representação e Estado
A representação diz respeito ao modelo pelo qual a escolha do governante será realizada. Em democracias, há a percepção de que todos os cidadãos devem participar do processo decisório, universalizando o direito a voto.
Nisso, a representação é uma maneira de estabelecer a legitimidade do poderio exercido pelo Estado, através de um processo em que a escolha do governante passa pelos cidadãos.
Para mais sobre a representação, leia: https://brainly.com.br/tarefa/16908575
#SPJ2