Respostas
Respostas:
Platão acreditava que conseguimos atingir o conhecimento através das ideias. Para Aristóteles, são os sentidos que vão permitir o conhecimento – ele fala em um “mundo sensível”, no sentido de tudo aquilo que a gente toca, vê e entra em contato.
Resposta:
Explicação:
A importância de Platão na vida de Aristóteles vai além da relação de mestre e discípulo. Platão acreditava que o mundo no qual vivemos seria uma distorção do "Mundo das Idéias", ou seja, o mundo em que vivemos é uma mero afastamento do verdadeiro, uma dessemelhança. Aristóteles discordava disso e era bem claro na defesa de sua ideia, que, o mundo sensível no qual vivemos é importante, e, não apenas uma distorção. Veja a seguir:
"Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. Aristóteles pensava que o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão."
"Platão e Aristóteles aparecem no centro da pintura do mestre italiano Rafael “a escola de Atenas”. Suas posturas mostram a diferença entre as suas prioridades filosóficas. Platão está apontando para cima, para enfatizar sua crença de que a realidade é além do cotidiano, no “mundo das ideias” ou “mundo das formas”. Na pintura, Platão está segurando uma cópia de seu tratado “Timeu”, no qual ele descreve sua filosofia das origens do mundo físico. Aristóteles, por outro lado, tem uma cópia do “Ética” em sua mão. Sua mão é espalmada para baixo, mostrando sua ênfase sobre a Terra e a vasta gama de ensinamentos morais."