• Matéria: História
  • Autor: alttatoozvcf8
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Politicamente, os Iluministas eram avessos ao absolutismo. Economicamente, foram pioneiros em forjar a ideia de uma sociedade “liberal”, que se organizaria de modo autônomo, sem o recurso à tirania do Estado ou da Monarquia. Essas foram as principais ideias que se consolidaram na Revolução Francesa, em 1789. A Marselhesa, até hoje o hino oficial da França, criado por Rouget de Lisle em 1792, nos ajuda a visualizar esse conjunto de ideias. TEDESCO, Alexandra Dias Ferraz. História Geral. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I - A enciclopédia é um marco do Iluminismo, e representa a iniciativa desses filósofos de fomentar uma visão racionalista do mundo. PORQUE II - O Iluminismo rompeu com os padrões medievais de entendimento, radicalizando a centralidade da figura humana como critério para interpretar o mundo. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. 2) O sociólogo Norbert Elias nos ajuda a compor um retrato da sociedade francesa daquela época, um aspecto fundamental para compreendermos a difusão do movimento iluminista. Em sua obra “A sociedade de Corte”, Elias refaz o círculo de pequenos favores que organizava a vida nos palácios. ELIAS, N. A Sociedade de Corte. Tradução de Ana Maria Alves. Lisboa: Editorial Estampa, 1987. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas: I. Para o autor, os pequenos gestos e interações cotidianas apresentados, não são apenas “perfumaria”, mas são o próprio modo daquela sociedade se organizar. II. Segundo Elias, tudo se passava como em uma bolsa de valores: o valor de um homem jamais se mede na sua posição relacional na corte, nem pelos bens ou etiqueta. III. Conforme o autor, tal especificidade foi muito importante para que o movimento iluminista se difundisse pela periferia francesa, e pudesse configurar motivo para uma Revolução. IV. Para ele, o mundo em que se movia Voltaire era uma organização em que cada atitude importava como sinal de prestígio, importando para consolidar a estrutura social da época. É correto o que se afirma apenas em: Alternativas: a) I e II. b) I e IV. c) I, II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. 3) Para Voltaire, era preciso modernizar o modo de se pensar a história. Fazia-se necessário atentar-se às ideias, e não apenas as guerras e aos conflitos religiosos. Nesse sentido, envolvendo aspectos jurídicos, filosóficos e sociais, Voltaire aponta para a necessidade de pesquisa, de investigação e dedicação específicas, dentro do espírito iluminista de lançar luz à trajetória da humanidade. Voltaire elabora em seu “Dicionário Filosófico”, publicado em 1964, sua definição de “História”. VOLTAIRE, V. 1. Dicionário Filosófico. Coleção os Pensadores. São Paulo. Ed. Nova Cultural, 1988. Sobre a definição publicada por Voltaire, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) História é aquela que não mostra deveres e direitos e tem a aparência de nos querer ensiná-los. b) A História também é definida simplesmente como as opiniões, coletânea dos erros humanos sem significado algum para a sociedade. c) A história é a narração de fatos considerados verdadeiros, ao contrário da fábula, narração de fatos considerados falsos. d) Embora a História pareça ser um aglomerado de direitos e deveres, é apenas uma narrativa de fatos fictícios. e) A História é uma narração de fatos falsos e verdadeiros, sem cunho científico, semelhante a uma fábula.

Respostas

respondido por: teaodekap
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AS DUAS SAO VERDADEIRAS POREM A 2 NAO E UMA JUSTIFICATIVA DA 1

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