Enciclopédia Hécate ou Hécata, em gr. Hekáté. Mit gr. Divindade lunar e marinha, de tríplice forma (muitas vezes com três cabeças e três corpos). Era uma deusa órfica, parece que originária da Trácia. Enviava aos homens os terrores noturnos, os fantasmas e os espectros. Os romanos a veneravam como deusa da magia infernal. CESAR, Ana Cristina. Enciclopédia. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016. p.35.
Explique, em um parágrafo, de que maneira a função metalinguística se presentifica no texto I.
Respostas
Em língua portuguesa, a função metalinguística refere-se ao ato de se descrever um código para explicar o próprio código.
Mas como? Não entendi!
Para simplificar: é o escritor discorrendo sobre o ato da escrita.
É o músico que compõe sobre a beleza da música.
É o dicionário que apresenta verbetes que explicam a própria palavra.
Síntese: É a linguagem falando da própria linguagem.
Em Enciclopédia, a função metalinguística é predominante, pois Ana Cristina Cesar discorre o ato da escrita por intermédio da descrição dos distintos gêneros.
Em relação ao poema denominado "Enciclopédia" da autora Ana Cristina Cesar, podemos afirmar que a função metalinguística é apresentada no texto através do formato de verbete de enciclopédia que, mesmo estando escrito em versos, remete a uma anotação informativa comum a esse tipo de literatura.
A Função Metalinguística
Trata-se do emprego da linguagem que tem como aspecto principal a ênfase no código em uma determinada mensagem. Essa função existe quando o código é adotado para se referir ao próprio código. Por exemplo, no poema "Poesia" de Drummond de Andrade o tema é o próprio ato de escrever uma poesia.
Aprenda mais sobre Funções da linguagem em https://brainly.com.br/tarefa/8522381
#SPJ2