• Matéria: Biologia
  • Autor: isaak7donizeth
  • Perguntado 9 anos atrás

Como podemos adquirir a cisticercose do cão

Respostas

respondido por: CarolLuanaFernan
0

Quem como carne suína ou bovina crua ou mal cozida pode ingerir larvas ("canjiquinha", cisticercos) de Taenia spp. Larvas se transformam vermes em adultos ("solitária"), o verme adulto então se aloja no intestino e produz ovos que são eliminados juntamente com as fezes.

As fezes com ovos podem contaminar alimentos (ex.: pessoa contmainada e que não lavou bem as mãos após defecar), bem como a água de rios (existem pessoas que moram a beira de rios que fazem suas necessidades lá, ou depois as despejam lá) que por sua vez podem ser usadas na irrigação de alimentos (ex.: alface). Assim a pessoa pode ingerir os ovos, que virarão cisticercos (larvas), quem tem cistircecos, tem cisticercose.

O maior problema é a ocorrência destes cisticercos no cérebro (neurocisticercose), podendo levar a vários problemas neurológicos, mas nem sempre (minha professora de imunologia tinha, mas não teve sequelas).

Então não se adquire cisticercose por comer carne crual ou mal cozida, o que pode acontecer é você adquirir a larva que se transforma em adulto, libera ovos e você pode ingerir esses ovos caso não lave bem as mãos e acabe os ingerindo. A outra forma é ingerir diretamente alimentos crus ou mal cozidos contaminados, como alface (recebe muita irrigação e será consumida crua).
IMPORTANTE:

Cães só podem ser transmitir teníase se forem ingeridos. Como os humanos são o único hospedeiro definitivo da Taenia solium (único hospedeiro para o verme adulto), a cisticercose só é veiculada através fezes humanas contaminadas com ovos, não por fezes de cães ou outros animais.
Perguntas similares