1) A África é o berço da humanidade; apesar disso, sua história é pouco conhecida.
Referente a este continente, responda:
a) A África é um continente habitados exclusivamente por negros? Justifique sua resposta.
b) Quantos países formam esse continente? E qual o número de seus habitantes?
c) Grande parte da população brasileira descende dos povos africanos. Como podemos
justificar essa afirmativa?
2) Sobre o império Mali, responda:
a) Como se deu sua formação?
b) Quem eram os Griós? Aponte suas funções na sociedade Mali.
3) Faça um relato sobre como surgiu o Reino do Congo?
Respostas
Resposta:
1-a) Não, já que a África, que é um continente muito extenso e variado, há países com maiorias árabes (principalmente no norte do continente, na região.
b)A África é um continente com 54 países e mais de 30 milhões de quilômetros quadrados.sua população e de aproximadamente 1,216 bilhão
c) Sim, porquê na época da colonização os primeiros povos a morar no Brasil eram africanos, portugueses e indígenas. E nessa época havia muitos negros no território por causa da escravidão.
2-a) O Império do Mali foi um estado grande e rico que existiu na África ocidental do século XIII ao XVI. Expandiu-se a partir de um pequeno reino chamado Cangaba, às margens do rio Níger, para uma vasta área que incluía algumas das mais importantes regiões comerciais da época.
b) é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo.
3-Durante seu processo de expansão marítimo-comercial, os portugueses abriram contato com as várias culturas que já se mostravam consolidadas pelo litoral e outras partes do interior do continente africano. Em 1483, momento em que o navegador lusitano Diogo Cão alcançou a foz do rio Zaire, foi encontrado um governo monárquico fortemente estruturado conhecido como Congo.
Fundado por volta do século XIV, esse Estado centralizado dominava a parcela centro-ocidental da África. Nessa região se encontrava um amplo número de províncias onde vários grupos da etnia banto, principalmente os bakongo, ocupavam os territórios. Apesar da feição centralizada, o reino do Congo contava com a presença de administradores locais provenientes de antigas famílias ou escolhidos pela própria autoridade monárquica.
Explicação: