"Deixai (seguir viagem rumo ao Oriente. para lutar contra os infiéis, os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis em guerras particulares... Deixai (partir) os que são ladrões, para tornarem-se soldados. Deixai (viajar) aqueles que outrora se bateram contra os seus irmãos e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai (participar do movimento) os que outrora foram mercenários, muito mal remunerados, para que recebam a recompensa eterna." (Pregação do Papa Urbano I I, no Concilio de Clermont-Ferrand, 1095). O texto comprova que o Papado via nas Cruzadas um movimento:
teocrático, desvinculado das demais intenções.
político, mas dissociado da intenção de submeter reis e nobres à obediência da igreja.
militar, indiferente ao desejo cristão de libertar Jerusalém do fiel muçulmano.
comercial, alheio ao propósito de resgatar a rota da seda gravemente ameaçada.
religioso, mas relacionado com a busca de soluções para a superação de problemas sociais
Respostas
Resposta:
Religioso, mas relacionado com a busca de soluções para a superação de problemas sociais.
Explicação:
O Papa sugere libertação dos ladrões como forma de converter algo ruim em bom para a sociedade, porque estes morreriam pela cruzada e poderiam até ser salvos, ou seja, ir para o céu quando morressem.
O que o texto mostra é uma profunda ligação das Cruzadas com diversos problemas sociais que se viam na Europa de então, como o crime, as divergências culturais e a pobreza. Neste sentido é correta a alternativa E.
Como as Cruzadas impactaram o mundo?
Além da devastação e das mortes, que vemos em todos os grandes conflitos militares, as Cruzadas impactaram a Europa, o Norte da África e o Oriente Próximo por meio da intensificação do comércio, de modo que depois dela houve uma maior circulação de mercadorias e pessoas por aquela região. Ela também aumentou as divergências culturais e as disputas entre os reinos cristãos e os reinos islâmicos.
Mais sobre as Cruzadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/20622232