Leia este fragmento do romance de aventura Robinson Crusoé, de Daniel Defoe: (...) mas, ao cerrar da noite, “limpou” o céu, o vento “caiu” completamente; “seguiu-se” uma noite aprazível; o Sol pôs-se sem nuvens e “sucedeu” o mesmo quando “nasceu” no dia seguinte. 1. As ações indicadas pelos verbos em destaque (entre aspas) no texto nos fazem concluir que: 1 ponto a) elencam fenômenos da natureza que ocorreram ao nascer de um dia. b) apresentam sequencialmente a mudança do tempo, no transcorrer de uma noite. c) descrevem uma tempestade noturna. Leia este outro fragmento do romance de aventura Robinson Crusoé, de Daniel Defoe: No dia seguinte, o vento caiu, o mar amainou e comecei a acostumar-me, conservei-me, porém triste todo dia, porque o meu enjoo não “passara” completamente. 2. O verbo passar, em destaque no texto (entre aspas), está sendo utilizado no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo (passara). Isso significa que... 1 ponto a) se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. b) indica uma ação que ocorreu num determinado momento do passado. c) indica uma ação que ocorreu antes de outra ação passada.
Respostas
1. Alternativa b)
As sequência ações indicadas pelos verbos em destaque: Limpou o céu, seguiu-se uma noite aprazível, o Sol pôs-se e sucedeu o mesmo quando o dia nasceu narram o momento do anoitecer e a mudança do tempo até o nascer do dia seguinte.
Todos os verbos nesse trecho estão no pretérito perfeito do indicativo e denotam ações realizadas e concluídas no passado.
2. Alternativa b)
O termo "passara" como o próprio enunciado da questão indica está no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, esse tipo de conjugação pode ser utilizado para expressar dois sentidos:
- Uma ação que ocorreu antes de outra também concluída.
- Ação que ocorreu em momento incerto no passado.
Desse modo, já está excluída a alternativa a) que define o pretérito imperfeito do indicativo: fato ocorrido mas que não se completou, no passado.
Diante da dúvida entre as alternativas b) e c), convém retornar ao trecho e perceber que não há uma clareza quanto a ordem em que as ações ocorreram.
"o vento caiu, o mar amainou e comecei a acostumar-me, conservei-me, porém triste todo dia, porque o meu enjoo não “passara” completamente".
O autor não esclarece se notou que o enjoo não passara antes ou depois que o vento caiu e o mar amainou. Portanto, o verbo "passara" indica uma ação ocorrida em tempo indeterminado no passado.
Logo, a alternativa correta é a b).
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26389888