• Matéria: História
  • Autor: laislaneteles8
  • Perguntado 6 anos atrás

O que foi a contra-reforma​


enzoamil: Movimento realizado pela Igreja Católica a fim de combater o avanço do protestantismo de Martinho Lutero.
heloisasandrade: A Contrarreforma (AO 1945: Contra-Reforma), ou Reforma Católica, é o movimento criado pela Igreja Católica a partir de 1545, e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante (de 1517) iniciada por Martinho Lutero.

Respostas

respondido por: jp207br
0

No século 16, na Europa central, foi iniciado um movimento de renovação da Igreja cristã denominado Reforma Protestante. Já no final da Idade Média vários fatores contribuíram para que isso ocorresse: a formação dos Estados Nacionais ou as modernas nações europeias, com toda a descentralização política e com príncipes limitando a autoridade do Imperador e com forte tensão entre o Estado e a Igreja.

Após o surgimento do protestantismo, em 1517, houve a reação chamada de Contrarreforma, um esforço teológico, político e militar da Igreja Romana para se reorganizar e também confrontar o protestantismo que se espalharia pela Europa toda. Houve guerras e muitos conflitos entre católicos e protestantes, por décadas, até com a Guerra dos Trinta Anos, envolvendo metade da Europa, e só terminando com a Paz de Vestfalia, em 1648 que encerrou o período da Reforma e demarcou os territórios e fronteiras políticas e religiosas das duas vertentes do cristianismo.

respondido por: victormalaquias275
0

Resposta:

Foi uma "reforma" do xvı feita pelos padres para contráriar e responder a reforma Protestante

Explicação:

Seus objetivos eram impedir que o protestantismo se espalhasse, recuperar territórios perdidos e expandir os esforços missionários em todo o mundo

Perguntas similares