Respostas
Resposta:
Existem quatro tipos principais de anexos embrionários: o saco vitelínico, o âmnio, o alantoide e o cório. ... Ele delimita a chamada cavidade amniótica, a qual apresenta em seu interior o líquido amniótico. Este possui como principais funções proteger o embrião contra choques mecânicos e evitar a sua desidratação.
Saco vitelínico: Sua principal função é armazenar reservas nutritivas durante o desenvolvimento do embrião. [
Alantoide: Sua principal função é remover e armazenar excretas produzidas pelo metabolismo do embrião
Âmnio: O âmnio surge pela primeira vez nos répteis e é uma importante adaptação à vida no meio terrestre. Isso porque protege o embrião da dessecação e torna a reprodução independente da presença de água.
Córion: É o anexo mais externo; envolve e protege os demais anexos. Em répteis e aves, o córion se une ao alantoide, formando o alantocórion. O alantocórion fornece proteção e realiza trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. Nos mamíferos, o córion se une ao alantoide formando a placenta.
Placenta: A placenta permite a fixação do embrião na parede do útero, realiza trocas gasosas entre o feto e o sangue materno, permite a passagem de nutrientes para o embrião e promove a retirada de excretas.