01. Sobre qual contexto socioeconômico surgem os movimentos sociais no Brasil? 02. No Brasil, os movimentos sociais surgem - principalmente - para a criação de novas leis ou para o cumprimento das leis que já existem? Explique. 03. Pesquise e explique: o que é reforma agrária e quais foram os países que a fizeram. 04. Sobre qual contexto político no Brasil foi criado o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra? Quais são seus objetivos? 05. Qual é o objetivo de se relacionar um movimento social a uma organização criminosa? 06. O acesso e a posse da terra podem mudar as classes sociais no Brasil? Por quê? 07. Os movimentos sociais são realmente necessários? Explique sua resposta.
Respostas
Resposta:
1-) Os movimentos sociais urbanos surgem no Brasil na década de setenta, entre outras razões, por serem uma forma possível de resistência ao regime militar, um locus onde grupos e segmentos, assim como militantes e apoios externos, podiam encontrar um lugar ao sol.
2-)O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo de séculos, predominando o grande latifúndio como sinônimo de poder.
3-)Reforma agrária é o termo utilizado para designar a redistribuição fundiária (agrária ou de terras) em um Estado. ... Os latifúndios fazem com que a terra não tenha seu valor social cumprido e acarretam a desigualdade social ao servirem apenas como fonte de enriquecimento para especuladores de imóveis.
4-)O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social camponês que surgiu em 1984, no Brasil. O objetivo do MST é realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.
5-) Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas
Movimento social é uma "expressão técnica" que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses, tanto de transformação quanto de preservação da ordem estabelecida na sociedade
Espero ter ajudado