escreva um resumo sobre a revolução gloriosa e sobre a revolução de cromwell
Respostas
Resposta:
Explicação:
Oliver Cromwell era o líder da revolução puritana, Cromwell organizou o exército modelo, composto de soldado provenientes de vários segmentos sociais, escolhidos de acordo com o mérito, para lutar contra os exércitos do rei. Os Cabeças Redondas ficaram conhecidos pelo seu desempenho militar e pela violência empregada contra o exército inimigo. O rei tinha ao seu lado os Cavaleiros do Rei, formados por integrantes da nobreza tradicional e da pequena nobreza. Ao ganhar a disputa, Cromwell proclamou a república, conforme os planos puritanos. Após a vitória do Exército Modelo, todo o poder passou para 80 integrantes puritanos da Câmera dos Comuns. Oliver Cromwell assumiu governo com título de Lorde protetor da Inglaterra. A Câmera dos Lordes foi fechada. O rei Carlos I foi julgado por traição ao seus surtos e condenado à morte.As principais medidas tomadas pelo aniver comeu foram favoráveis aos interesses da burguesia-agrícolas e comerciais. Ele confiscou entendeu propriedade que pertence os olhos trocados e ele n as principais medidas tomadas pelo aniver comeu foram favoráveis aos interesses da burguesia-agrícolas e comerciais. Ele confiscou e vendeu propriedades que pertenciam aos aristocratas anglicanos e eliminou vários dos impostos que tanto incomodado aos burgueses. Uma das principais medidas de Oliver Cromwell foi a decretação do Ato de Navegação de 1651.Ele confiscou e vendeu propriedades que pertenciam aos aristocratas anglicanos e eliminou vários dos impostos que tanto incomodavam os burgueses. Após essa medida de Cromwell, a Inglaterra decretou diversas leis de Navegação até o ano de 1660. Por meio dessas medidas, a Inglaterra buscava vencer asupremacia Naval dos holandeses.Em 1658, cromo ela faleceu e foi sucedido por seu filho, Ricardo Cromwell. Este, porém, não conseguiu manter a mesma autoridade do pai e, após 18 meses, foi destituído de seu cargo. Os estou arte isto em 1658, Cromwell faleceu e foi sucedido por seu filho, Ricardo Cromwell. Este, porém, não conseguiu manter a mesma autoridade do pai e, após 18 meses, foi destituído de seu cargo. Os isto artes foram reconduzidos ao poder e a monarquia foi restaurada na Inglaterra. Carlos II, filho de Carlos I (morto pela revolução puritana), foi curado em 1660. Seu governo destacou-se pela aproximação real com a nobreza tradicional, pelo fortalecimento do poder da Igreja Anglicana e pela perseguição aos puritanos.
Revolução Gloriosa
Revolução Gloriosa
Outros nomes Revolução de 1688
Participantes Ingleses e holandeses
Localização Inglaterra, Escócia e Irlanda
Data 1688 - 1689
Resultado
Ascensão de Guilherme III e Maria II
Fim do absolutismo monárquico
Declaração de Direitos de 1689
Posterior Guerra dos Nove Anos
A Revolução Gloriosa foi um evento político ocorrido entre 1688 e 1689 na Inglaterra. A Inglaterra era um reino protestante, que desde 1685 tinha como monarca um rei católico, Jaime II da dinastia Stuart, que adotou políticas a favor de sua religião em detrimento do protestantismo. Dessa forma, Jaime II era percebido como uma ameaça ao protestantismo e aos protestantes, tanto em seu próprio país, quanto na Europa. Essa ameaça atinge os interesses dos próprios cidadãos ingleses não católicos e de protestantes europeus, como Guilherme II: príncipe de Orange, sobrinho e genro de Jaime II, e estatuder (em holandês: "stadhouder"), responsável pela condução da política e das atividades militares das Províncias Unidas. Sob o pressuposto de combater a ameaça representada por Jaime II, foi arquitetada uma invasão à Inglaterra por parte de Guilherme II e de sete lordes ingleses (seis nobres e o bispo de Londres).
Foi um evento em grande parte não violento (por vezes chamado de revolução sem sangue então comparado a um golpe de estado) e que teve como resultado, além da destituição de Jaime II do trono da Inglaterra, Escócia e Irlanda e a tomada do poder por Guilherme III de Orange e sua esposa Maria Stuart (filha de Jaime II), o fim do absolutismo monárquico britânico, o aumento do poder do parlamento e estabilidade política e econômica.