• Matéria: Física
  • Autor: natanaelbritoop9tbav
  • Perguntado 6 anos atrás

quando olhamos para o céu noturno vemos uma grande quantidade de estrelas muitas das quais se encontram a dezenas e até centenas de anos de luz de distância da Terra na verdade estamos observando as estrelas como ela eram a dezena centena ou até milhares de anos, algumas delas podem nem mais existe atualmente. esse esse fato ocorre porquê?​

Respostas

respondido por: arthuriatamendes
17

Resposta:

Explicação:

Apesar da velocidade da luz ser MUITO alta (a maior conhecida atualmente), aproximadamente 300.000 km/s, as estrelas chegam a estar numa distância inimaginável da terra.

Para termos ideia do espaço que a luz das estrelas tem que percorrer para vir ate nós, foi criada uma unidade de medida a partir da velocidade da luz, que é  9,46 trilhões de quilômetros-anos luz.

Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra. Ou seja, sua luz passa 500 anos viajando antes de ser vista. Se o Cruzeiro do Sul, por exemplo, tivesse surgido no dia em que Cabral chegou no Brasil, seu brilho só apareceria no nosso céu agora.

Quando comparado ao nosso tempo de vida, de 80 anos em média, o das estrelas é infinitamente maior, os corpos celestes chegam a viver mais do que 10 BILHÕES de anos - como é o caso do Sol.

respondido por: Ailton1046
1

A luz das estrelas demoram para chegar à Terra, por isso algumas estrelas podem não existir mais.

Nesta atividade é questionado o porquê algumas estrelas que vemos no céu podem não existir mais.

A velocidade da luz

A velocidade da luz é a maior velocidade que existe no universo, que possui valor de 300.000 km/s. Apesar da velocidade da luz ser bastante rápida, as distâncias que a luz percorre são extremamente enormes.

Quando vemos as estrelas estamos vendo o passado delas, pois, a sua demora tempo até chegar à Terra, sendo assim elas podem até não existir mais.

Aprenda mais sobre velocidade da luz aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/27233329

Anexos:
Perguntas similares