4)
Em que consiste a busca pela felicidade de acordo com os conhecimentos teológicos e antropológicos?
a)
Consiste na busca egoísta e hedonista que algumas pessoas ligadas ao estudo e não religiosas empreendem.
b)
Consiste na busca pela sabedoria espiritual dentro da religião e das ciências ligadas às novas tecnologias.
c)
Consiste na busca pela realização do ser humano e, para o cristianismo, possui uma dimensão também eterna.
d)
Consiste no prêmio que Deus concede aos religiosos que se consagraram ao estudo das sagradas escrituras durante toda a vida.
e)
Consiste no sucesso econômico empreendido durante a juventude para gozar das posses durante a velhice.
5)
O fato de Deus ter criado o ser humano à sua imagem e semelhança implica que este seja racional e aberto à fé. Aceitar Cristo implica:
a)
deixar de fazer as coisas que são importantes para o mundo, como o exercício da profissão, e tornar-se pregador do evangelho.
b)
crer que Jesus é o senhor e viver como se o mundo fosse um inferno necessário para a purificação humana para atingir, no fim de tudo, a eudaimonia.
c)
em mudança alguma, pois é apenas uma questão de ciência.
d)
pautar a vida e as ações nos valores ensinados por ele, presentes nas sagradas escrituras e na tradição cristã, vivendo, acima de tudo, o amor.
e)
dedicar-se ao estudo antropológico, filosófico e teológico para tornar-se sábio como ele e fazer o bem a si mesmo.
Respostas
Resposta:
Consiste na busca pela realização do ser humano e, para o cristianismo, possui uma dimensão também eterna.
EXPLICAÇÃO
A busca pela felicidade está no âmbito da experiência de ser, e não de possuir coisas. As posses são meios que podem ou não ajudar nesse processo. Para o cristianismo, a felicidade pode estar presente na vida terrena e cronológica, mas se estende e ganha plenitude na eternidade. Assim, ela não é uma busca individual e egoísta; todos os seres humanos são chamados à vida feliz. Buscar a sabedoria faz parte do caminho da felicidade, mas a busca pela felicidade é maior do que a busca por sabedoria, e esta pode ser buscada em muitos aspectos da existência humana, não se circunscrevendo a religiões e tecnologias. A felicidade não é um prêmio concedido por Deus a determinado grupo de pessoas, mesmo que sejam religiosas e estudem as sagradas escrituras. O cristianismo é universal e a salvação e a felicidade são para todos. Por fim, ela não consiste no sucesso econômico e independe da idade, pelo fato de ser mais abrangente que as posses e estender-se para a eternidade.
Resposta:Letra c
Explicação:A busca pela felicidade está no âmbito da experiência de ser, e não de possuir coisas. As posses são meios que podem ou não ajudar nesse processo. Para o cristianismo, a felicidade pode estar presente na vida terrena e cronológica, mas se estende e ganha plenitude na eternidade. Assim, ela não é uma busca individual e egoísta; todos os seres humanos são chamados à vida feliz. Buscar a sabedoria faz parte do caminho da felicidade, mas a busca pela felicidade é maior do que a busca por sabedoria, e esta pode ser buscada em muitos aspectos da existência humana, não se circunscrevendo a religiões e tecnologias. A felicidade não é um prêmio concedido por Deus a determinado grupo de pessoas, mesmo que sejam religiosas e estudem as sagradas escrituras. O cristianismo é universal e a salvação e a felicidade são para todos. Por fim, ela não consiste no sucesso econômico e independe da idade, pelo fato de ser mais abrangente que as posses e estender-se para a eternidade.