Respostas
Resposta:
As civilizações andinas compunham um mosaico de diferentes culturas independentes que se desenvolveram no entorno da Cordilheira dos Andes, da Colômbia ao deserto de Atacama, na América do Sul. Elas baseiam-se principalmente nas culturas do Peru Antigo e algumas outras, como Tiahuanaco.
O Império Inca foi a última entidade política soberana que emergiu das civilizações andinas antes da conquista pelos espanhóis. O Império Inca era uma "colcha de retalhos" de línguas, culturas e povos. Os componentes do império não eram uniformes, nem as culturas locais totalmente integradas. Por exemplo, a cultura chimu usava dinheiro em seu comércio, enquanto o Império Inca como um todo tinha uma economia baseada na troca e na tributação de produtos de luxo e de trabalho. As porções de Chachapoya que havia sido conquistadas eram quase abertamente hostis aos inca e os nobres incas rejeitaram uma oferta de refúgio no seu reino após problemas com os espanhóis.
O domínio espanhol exterminou ou transformou muitos elementos das antigas civilizações andinas, principalmente a religião, o idioma e a arquitetura.
Os povos andinos superaram as dificuldades de viver na Cordilheira dos Andes pois eram um povo adaptado geneticamente para um grande consumo de amido, encontrado principalmente na batata e no milho, produtos oriundos da América do Sul, se comparados a outras civilizações.
Os povos andinos foram capazes de desenvolver uma agricultura rica em amido, proveniente das plantações de batata e milho, bases de sua alimentação, e desse modo, sua evolução se deu diferente em relação aos demais seres humanos.
Eles conseguiram se adaptar à vida nas montanhas e nas altitudes elevadas de 4 mil metros, por conta de sua alimentação, que diferenciou seu gene dos genes de outros povos.
Aprenda mais sobre os povos Andinos:
https://brainly.com.br/tarefa/35958097
Bons estudos!