• Matéria: Biologia
  • Autor: ParadoxS2
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Das alternativas abaixo, qual representa um fenômeno inverso ao da pleiotropia: 50 pontos
a) interação gênica
b) epistasia
c) criptomeria
d) polialelia
e) alelos múltiplos
2) Um par de genes está envolvido na determinação de um fenótipo, é o que se verifica nos casos de herança mais simples, incluindo a herança ligada ao sexo e os alelos múltiplos. Porém existem situações em que vários genes situados em cromossomos diferentes somam seus efeitos na determinação de uma mesma característica fenotípica. Também existem casos em que um par de genes é responsável por mais de uma característica. Marque a alternativa correta: 50 pontos
a) epistasia é um caso especial de interação gênica em que um par de genes ativa a ação do outro par, potencializando a sua manifestação.
b) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.
c) interação gênica ocorre quando um gene é responsável por diversos fenótipos em um mesmo organismo.
d) a Síndrome de Marfan é um exemplo de herança quantitativa, pois um único gene acaba por gerar várias características na pessoa afetada.
e) pleiotropia ocorre quando genes têm efeitos aditivos, podendo haver mais de um fenótipo a depender da constituição genética do indivíduo.

Respostas

respondido por: cintiaCAEn
155

Resposta:

1= interação genética

2=b) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo

Explicação:


thalitakiyama: ESTA CERTO!
SebastianVettel: Deeeuses do Brainly mt obrigado!
cintiaCAEn: É nos poxa
respondido por: marigiorgiani
2

1) A interação gênica (alternativa a) é o processo inverso da pleiotropia.

A pleiotropia é um fenômeno genético em que um único gene é responsável pela determinação de mais de uma característica, enquanto a interação gênica é quando há interação de mais de um gene para determinar apenas uma característica.

Um exemplo clássico de pleiotropia na espécie humana é a Síndrome de Marfan, em que apenas uma mutação causa alterações no sistema ósseo, nos olhos, no coração e nos pulmões. Outro exemplo é a fenilcetonúria, cuja alteração genética vai impedir a metabolização de um aminoácido, a fenilalanina, o que vai causar alterações diversas no organismo, desde pigmentação da pele até danos no sistema nervoso.

2) Alternativa B: pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.

Além dos fenômenos genéticos explicitados acima, temos também a epistasia, que é quando a existência de determinado gene em um locus específico inibe a ação de outro gene em outro locus.

Como vimos, também, a pleiotropia ocorre quando um único gene é responsável pela determinação de mais de uma característica, que é o que está descrito na alternativa B.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25721293

Anexos:
Perguntas similares