A independência do Brasil
o processo da independência da América portuguesa, o Brasil, foi bem diferente do que ocorreu nas Treze colônias, Estados Unidos, e na América Espanhola. No Brasil, o processo foi comandado pelo próprio colonizador, um português. Porém, não quer dizer que não ocorreram vários movimentos populares pedindo a independência do Brasil ou de algumas províncias. Sim, houve alguns, mas nenhum saiu vitorioso. E veremos, a partir de agora, como um português fez a independência do Brasil.
A chegada da família real ao Brasil em 1808 influenciou o processo de independência uma vez que algo inédito ocorrera numa colônia. O Rei e toda a sua Corte estavam vivendo na colônia e isso significava que haveria mudanças nas relações metrópole-colônia. Uma mudança importante foi o fim do exclusivismo colonial. Ou seja, se antes o Brasil só poderia comercializar com a sua metrópole, no caso, Portugal, com a chegada da família real o Brasil estava livre para comercializar com qualquer país. No entanto, quem predominava nesse comércio era a Inglaterra. Mesmo assim, isso criou uma dinamicidade na vida social da colônia. Porém, isso descontentou aqueles comerciantes que ficaram em Portugal. Afinal, nem todos vieram para cá e quem ficou do outro lado do Atlântico, além de ver o Rei indo embora, viu também a perda dos privilégios de séculos. A vida em Portugal não foi nada fácil depois de 1808 e alguns anos mais tarde o Rei, D. João VI seria cobrado pelos portugueses.
Foi assim que começou o processo de independência do Brasil. Uma Revolução no Porto, em Portugal, estourou e dentre as reivindicações pedia o retorno do Rei para Portugal e a volta da condição de colônia para o Brasil. Lembre-se, em 1815 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, ou seja, o país não era mais um simples colônia, mas fazia parte do Reino Unido. Em 1820, o movimento ocorrido na cidade do Porto ficou conhecido como Revolução liberal e pretendiam submeter o Rei a uma constituição. Até então, o regime que vigorava em Portugal era o Absolutismo e não havia constituição. Em Portugal, muitos aderiram às ideias dos revolucionários. O Rei, ao contrário dessas exigências, queria ficar no Brasil e tentou adiar ao máximo o seu retorno. Mas, não teve como adiar por muito tempo essa volta e em 1821 o rei retornou deixando o seu filho como Príncipe regente. Tal atitude não satisfez os revoltosos que pretendiam o retorno de toda a família e a volta do Brasil ao status de colônia. Enquanto isso, no Brasil, muitos setores da sociedade não pretendiam voltar a ser colonos porque já tinham vivido uma liberdade e uma autonomia e não queria perdê-la. Desse modo, se organizaram em partidos políticos a fim de se defenderem das tentativas portuguesas de recolonização. O Partido Brasileiro, organizado para pedir a permanência do Príncipe Dom Pedro, fez um abaixo assinado pedindo que ele não voltasse para Portugal.
O dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o “Dia do fico” por conta da decisão de D. Pedro em permanecer no Brasil. Dessa forma, o Príncipe contrariava os interesses dos portugueses em Portugal, mas ao mesmo tempo ganhava o apoio da elite brasileira na condução do país e, conseqüentemente, a sua independência. E ela não tardou. No dia 7 de setembro de 1822, enquanto estava em viagem a São Paulo, o Príncipe decretou a independência do Brasil.
Essa separação garantiu a permanência dos privilégios de alguns grupos sociais, comerciantes, por exemplo, a continuidade da escravidão e nenhuma melhoria de vida para a maioria dos brasileiros. Além disso, o país conseguiu permanecer com sua extensão territorial, diferente, por exemplo, do que ocorreu na América Espanhola.
1-Assinale a alternativa V ou F
( )- No Brasil, o processo de independência foi comandado pelo próprio colonizador, um português.
( )- O Rei e toda a sua Corte estavam vivendo na colônia e isso significava que haveria mudanças nas relações metrópole-colônia. Uma mudança importante foi o fim do exclusivismo colonial.
( )- Foi assim que começou o processo de independência do Brasil. Uma Revolução no Porto, em Portugal, estourou e dentre as reivindicações pedia o retorno do Rei para Portugal e a volta da condição de colônia para o Brasil.
( )- em 2015 o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, ou seja, o país não era mais um simples colônia, mas fazia parte do Reino Unido.
( )-O dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o “Dia do fico” por conta da decisão de D. Pedro em permanecer no Brasil.
( )- No dia 7 de setembro de 1822, enquanto estava em viagem a São Paulo, o Príncipe decretou a independência do Brasil
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
v
v
f
v
f
Explicação:
porque é questão de pensamentps
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás