• Matéria: Saúde
  • Autor: samuca060608
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que ao ficarmos doentes, temos febre?

Respostas

respondido por: veronicaataide1
4

Resposta:

A febre funciona como um alarme de que alguma infecção (seja por vírus, seja por bactérias) está atacando o organismo.

Explicação:

Ela dá o sinal para acelerar a produção dos anticorpos que irão combater a doença e é essa atividade mais intensa em nosso organismo que aumenta sua temperatura.

respondido por: MariClarq
2

A febre é uma elevação da temperatura normal do corpo que pode ocorrer em função de diversos fatores. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo de anormal em seu funcionamento. O aumento da temperatura busca destruir invasores, geralmente vírus e bactérias.

“A definição de febre é flexível e depende do contexto clínico. Em geral, é aceito que ela seja definida pelo aumento da temperatura corporal central acima de 37,8°C, secundário a uma supra-modulação da área responsável pelo controle da temperatura no hipotálamo”, explica o clínico geral Brenno Belazi. Veja, logo abaixo, o que causa a febre.  

Saiba o que causa a febre

O hipotálamo é uma área do cérebro que é responsável pelo aumento da temperatura corporal, quando o corpo detecta uma “invasão” de micro-organismos. “A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si. Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo”, frisa o médico.

Além dos vírus e bactérias, a febre pode ser causada por insolação, condições inflamatórias, tumor maligno e desidratação. Pode ser efeito adverso até mesmo do uso de medicamentos, como antibióticos, e de algumas vacinas. A febre também pode ter causa não identificada, uma classificação dada quando o médico não consegue definir um diagnóstico preciso de um paciente adulto com 38,3°C ou mais durante três semanas.

Quais são os perigos da febre alta?

Considerada um sintoma em si, a febre normalmente vem acompanhada de sinais adicionais, tais como suor, tremedeira, dor de cabeça, perda de apetite, desidratação, fraqueza no corpo e dores musculares. A febre muito alta, ou seja, que varia entre 39,4°C e 41,1°C, pode causar ainda alucinação, convulsão, irritabilidade e confusão.

“Quando vem acompanhada de alterações na pressão arterial, nos batimentos cardíacos e associada à falta de ar, alucinações, convulsões ou desidratação, a febre é considerada mais perigosa”, avalia Belazi. Nesses casos ou nos casos de febre constante, deve-se procurar um médico com urgência. No entanto, o sintoma geralmente não exige a busca imediata por um profissional, especialmente quando a temperatura não está muito elevada.

Tratando a febre

Identificar a febre é algo fácil, já que a elevação da temperatura corporal e os sintomas relacionados a ela são bastante perceptíveis. Além disso, com o auxílio de um simples termômetro, qualquer um consegue medir com precisão o nível da febre. Definir a causa da febre, por outro lado, já é mais complicado. Para isso, o médico costuma pedir exames de sangue e raio-X de tórax.

Como a febre pode ter diversas causas, o tratamento específico de cada uma é o mais indicado para aliviar o paciente dos sintomas, incluindo a elevação da temperatura do corpo. Nos casos de infecção bacteriana, por exemplo, o uso de antibióticos é fundamental para eliminar o problema primário e, assim, reduzir a febre. O mesmo vale para inflamações, que são tratadas com anti inflamatórios. Para tratar especificamente da febre e dos sintomas diretamente relacionados, no entanto, podem ser indicados antitérmicos, fármacos desenvolvidos especificamente para ajudar na redução da temperatura do corpo.

 

Perguntas similares