Respostas
Resposta: Atenas e Esparta poderiam até ser cidades muito próximas uma da outra, mas muito diferentes. Atenas era a cidade que valorizava o desenvolvimento intelectual, democratico e artista. Era a cidade dos grandes filósofos matemáticos e muitos outros famosos que ficaram na história como Aristóteles,Pitágora e muitos outros.
Enquanto Esparta era a cidade que valorizava a autoridade, ou militarismo e a arte na batalha. Lá as crianças já treinam muito cedo para servir ao exército, a participação ia dos 20 anos até os 60 anos, e aqueles que apresentavam algum problema físico ou qualquer outro era assassinado.
Explicação:
Resposta:
Modelos de polis da antiga civilização grega
Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis , da antiga civilização grega. A formação das cidades-estado começou em uma fase de muito desenvolvimento cultural, político e social. Entretanto, Esparta e Atenas eram poleis que apresentavam a divergência do perfil sociopolítico da antiguidade grega.
Esparta: valores militares e pedagogia militarista
Esparta era uma cidade-estado situada na planície do Eurotas, na Lacônia, região da península do Peloponeso. Em razão dessa forte ligação militar de Esparta, as mulheres espartanas eram vistas como importantes genitoras de indivíduos fortes, com saúde e destemidos para lutar nas guerras e garantir vitórias contra dos inimigos. A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia.
Existia no cenário político de Esparta o Conselho dos Anciões, que era chamado de Gerúsia. A política espartana permitiu a participação de seus cidadãos a partir do século VII a. C., já que houve a criação da Assembleia dos Cidadãos chamada de Àpela. E os cidadãos espartanos acima dos trinta anos de idade podiam participar das decisões políticas.
A abertura da participação política de Esparta possibilitou com que os conselheiros da Gerúsia fossem escolhidos pelos membros da Àpela. É importante destacar que embora os cidadãos da Àpela elegessem os conselheiros espartanos e os éforos, a estrutura político-social de Esparta se manteve oligárquica.
Atenas: valores culturais e pedagogia filosófica
A cidade-estado de Atenas estava situada na região Ática, no sudeste da Grécia, e foi o centro cultural da história dessa antiga civilização. Isso porque na região habitaram outros povos, como os creto-micênicos, os aqueus, os jônios e os eólios, que também compuseram a base populacional de Atenas. A principal atividade da economia em Atenas era o comércio marítimo, que favoreceu um perfil de uma cidade aberta aos estrangeiros. Foi nessa cidade-estado que o filósofo Platão escreveu sobre epistemologia, metafísica, ética e política, e seus pensamentos são discutidos até os dias atuais.
Os cidadãos atenienses ainda foram contemplados com a escola de Filosofia , o Liceu de Aristóteles, fundado pelo discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, em 335 a. C. . Lá eram ministradas palestras sobre raciocínio lógico, física, metafísica, retórica, política e literatura. O regime político aristocrático foi disseminado e uma nova estrutura social e política passou a vigorar em Atenas.
O poeta e também legislador Sólon realizou reformas que possibilitaram a mobilidade social. Ele estabeleceu a ideia de isonomia, cujo princípio é que «todos os cidadãos são iguais perante a lei».
Explicação:
espero ter ajudado :)