Respostas
Resposta:
O filme retrata a vida do cientista francês Louis Pasteur e suas descobertas que trouxeram um enorme avanço na química e na medicina.
Naquela época (século XVI), o vinho estava causando enormes prejuízos aos fabricantes por causa da contaminação do álcool durante o processo de fermentação. Em seus estudos, Pasteur descobriu um processo que chamou de Pasteurização, que demonstrou que cada tipo de fermentação está relacionado com a existência de um microrganismo específico. Esse processo acabou sendo aplicado também na cerveja e no leite.
Com as mortes de várias mulheres da febre de parto, devido à falta de assepsia das parteiras e dos médicos, Pasteur estabeleceu, através dos conhecimentos sobre a Pasteurização, noções básicas de esterilização para prevenção de contaminações e infecções na cirurgia e na obstetrícia.
Algum tempo depois, as criações de ovelhas dos fazendeiros estavam sendo contaminadas com uma doença até então desconhecida. Pasteur, após analisar o rebanho, constatou que era uma patologia causada por micróbios e que denominou de Carbúnculo. Foi então que criou uma vacina que imunizava as ovelhas contra o agente infeccioso.
Com a população sofrendo com a Raiva, uma doença transmitida por cães e que estava matando muitas pessoas e deixando outras paralíticas, Pasteur criou uma vacina. O resultado foi excelente em cães, mas não teve coragem de testar em humanos. Porém, algum tempo depois, apareceu em sua casa um menino que havia sido mordido por um cão raivoso. Apesar da vacina não estar pronta para ser testada em humanos, perante a gravidade do caso, resolveu arriscar
Explicação: