Hoje em dia temos muitas maneiras de nos informar. Quais fontes podem ser consideradas jornalisticas? Cite três exemplos. *
Respostas
Resposta:
Jornais, Telejornais e sites jornalisticos.
Explicação:
Tratam-se de canais onde a informação é buscada estudada e comprovada sendo assim ''a prova de fake news''
Resposta:
Entenda mais sobre o gênero jornalístico com o Stoodi!
Antigamente, a população podia ler textos como esse apenas no papel. Depois, chegaram o rádio e a televisão. Alguns anos mais tarde, a internet apareceu para revolucionar tudo de novo. Hoje, temos acesso à eles principalmente por meio de postagens e links nas redes sociais. Estamos falando do texto jornalístico, que tem o objetivo de comunicar e informar o leitor.
Mas essas são as características básicas desses textos, que se dividem em várias categorias. As notícias, por exemplo, são as matérias dos jornais, revistas ou sites. Há também as crônicas, com um ar mais narrativo e pessoal.
Para você ficar por dentro do assunto, preparamos este post que vai mostrar tudo sobre os textos jornalísticos. Vamos lá?
O que é um texto jornalístico?
Basicamente, textos jornalísticos são todos aqueles veiculados em jornais, sites e revistas, além dos programas de notícias da televisão e do rádio. A característica em comum presente em todos os tipos de textos jornalísticos é o objetivo comum de informar o leitor, telespectador ou ouvinte sobre algum acontecimento ou fato.
Com o crescimento cada vez mais intenso das redes sociais, o texto jornalístico pode ser considerado o tipo de texto mais lido no mundo. Afinal, eles estão por todo lado! Ninguém precisa mais esperar o telejornal começar na hora do almoço ou comprar o jornal de domingo para saber o que está acontecendo na sua cidade, no país e no mundo.
Assim que alguma coisa marcante acontece em qualquer lugar do planeta, a internet já nos fornece imediatamente as informações, além de serem complementadas em tempo real conforme o desenrolar da situação.
Tipos de texto jornalístico
Existem diferentes tipos de texto jornalístico, cada um com características e estilos próprios. Conhecer cada um deles vai ajudar você a analisá-los e, quem sabe, também a escrever os seus. Confira!
Notícia
As notícias são escritas com uma linguagem formal, direta e impessoal — normalmente, estão na terceira pessoa. Mas o nível de formalidade e de impessoalidade pode ser maior ou menor dependendo da editoria a que pertencem.
Sabe como os jornais, revistas e sites são divididos em seções como “Brasil”, “mundo”, “esportes”, “política“, “cultura” entre outros? Os textos de cada uma delas possuem algumas variações de estilo, mesmo que sejam todos notícias. Assim, uma notícia sobre política, por exemplo, vai ser bem mais formal do que uma sobre entretenimento.
Depois do título, as notícias começam pelo lide, uma breve introdução que conta as principais informações em ordem de importância. O lide também tem o importante papel de atrair a atenção do leitor para que ele leia a notícia inteira. Depois, são mostrados os detalhes, as causas e as consequências do fato.
As notícias e as reportagens são orientadas por cinco perguntas que devem ser respondidas nessa introdução, no lide:
O quê?
Como?
Quando?
Onde?
Quem?
Por quê?
Reportagem
As reportagens são textos jornalísticos mais longos e completos do que as notícias. Aqui, o objetivo é descrever os fatos de forma extensiva. Por isso, elas mostram as consequências dos fatos para as pessoas envolvidas, trazendo visões opostas, mostrando as opiniões de especialistas, entre outras informações para que o leitor compreenda a fundo a questão.
Um dos principais tipos de reportagem é a investigativa, na qual o jornalista mergulha em uma situação ainda não comprovada (política ou social, por exemplo) e a estuda, para conseguir provar sua veracidade ou não. Pode ser um fato conhecido que será explicado de maneira mais completa ou, até mesmo, algo que o próprio jornalista descobriu e vai mostrar ao público pela primeira vez.
Explicação:
Espero ter te ajudado <3:)