Analise a seguinte afirmação: A personagem Suzana é consciente em relação à sua cultura e seu passado africano. Faça um comentário destacando passagens do texto que permitem confirma-la.
Respostas
Resposta:
"acorrentados como os animais ferozes das nossas matas, que se levam para o recreio da Europa."
Espero ter ajudado.
Resposta:
Tinha chegado o tempo da colheita, e o milho e o inhame e o amendoim eram em abundância nas nossas roças. Era um destes dias em que a natureza parece entregar-se toda a brandos folgares, era uma manhã risonha, e bela, como o rosto de um infante, entretanto eu tinha um peso enorme no coração.
Era uma prisioneira – era uma escrava! Foi embalde que supliquei em nome de minha filha, que me restituíssem a liberdade: os bárbaros sorriam-se das minhas lágrimas, e olhavam-me sem compaixão.
Quando me arrancaram daqueles lugares, onde tudo me ficava – pátria, esposo, mãe e filha, e liberdade! Meus Deus, o que se passou no fundo da minha alma, só vós o pudestes avaliar!
Coração de tigre é o seu! Gelei de horror ao aspecto de meus irmãos... os tratos porque passaram, doeram-me até o fundo do coração.
E eu sofri com resignação todos os tratos que se dava a meus irmãos, e tão rigorosos como os que eles sentiam. E eu também os sofri, como eles, e muitas vezes com a mais cruel injustiça.
☺/♥