• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

QUESTÕES SOBRE INTERTEXTUALIDADE 1 – (UERJ – 2008) – Ideologia Meu partido É um coração partido E as ilusões estão todas perdidas Os meus sonhos foram todos vendidos Tão barato que eu nem acredito Eu nem acredito Que aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo) Frequenta agora as festas do “Grand Monde” Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder Ideologia Eu quero uma pra viver Ideologia Eu quero uma pra viver O meu prazer Agora é risco de vida Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll Eu vou pagar a conta do analista Pra nunca mais ter que saber quem eu sou Pois aquele garoto que ia mudar o mundo (Mudar o mundo) Agora assiste a tudo em cima do muro Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder Ideologia Eu quero uma pra viver Ideologia Eu quero uma pra viver. (Cazuza e Roberto Frejat – 1988) E as ilusões estão todas perdidas (v. 3) Esse verso pode ser lido como uma alusão a um livro intitulado Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac. Tal procedimento constitui o que se chama de: a) metáfora b) pertinência c) pressuposição d) intertextualidade e) metonímia
2 – (UNIFOR CE/2014) – Texto I Peixinho sem água, floresta sem mata É o planeta assim sem você Rios poluídos, indústria do inimigo É o planeta assim sem você http://mataatlantica-pangea.blogspot.com. br/2009/10/parodia-meio-ambiente_02.html Texto II Avião sem asa Fogueira sem brasa Sou eu assim, sem você Futebol sem bola Piu-Piu sem Frajola Sou eu assim, sem você (Claudinho e Buchecha) Os textos I e II apresentam intertextualidade, que, para Julia Kristeva, é um conjunto de enunciados, tomados de outros textos, que se cruzam e se relacionam. Dessa forma, pode-se dizer que o tipo de intertextualidade do texto I em relação ao texto II é a) epígrafe, pois o texto I recorre a trecho do texto II para introduzir o seu texto. b) citação, porque há transcrição de um trecho do texto II ao longo do texto I. c) paródia, pois a voz do texto II é retomada no texto I para transformar seu sentido, levando a uma reflexão crítica. d) paráfrase, porque apesar das mudanças das palavras no texto I, a ideia do texto II é confirmada pelo novo texto. e) alusão, porque faz referência, de modo implícito, ao texto II para servir de termo de comparação.
3 – (UNIFOR CE/2010) – Mais de 25 séculos após Heráclito de Éfeso dizer que Não se toma banho duas vezes no mesmo rio, Raul Seixas declarou Prefiro ser Essa metamorfose ambulante Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo (Metamorfose ambulante – Raul Seixas) E Lulu Santos comparou a vida a uma onda: Nada do que foi será De novo do jeito que já foi um dia Tudo passa Tudo sempre passará A vida vem em ondas Como um mar Num indo e vindo infinito Tudo que se vê não é Igual ao que a gente Viu há um segundo Tudo muda o tempo todo No mundo (Como Uma Onda – Lulu Santos / Nelson Motta) A intertextualidade evidente entre o pensamento de Heráclito e as letras das músicas de Raul Seixas e Lulu Santos se realiza por: a) Paródia. b) Citação c) Alusão. d) Paráfrase. e) Pastiche.

Respostas

respondido por: MariaVitoriaPMC
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Resposta:

1.d)intertextualidade

2.a)epígrafe

3.d)Paráfrase

respondido por: lcristina12335
0

Resposta:

c. Alusão

Explicação:

A música menciona partes do pensamento de Heráclito, isso faz com que seja um alusão.

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