• Matéria: Sociologia
  • Autor: GuilhermePereira99
  • Perguntado 6 anos atrás

Na obra “À ética protestante e o espírito do capitalismo”, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor destaca a relação particular entre a ética protestante e a questão do trabalho para mostrar, por exemplo, que: I) o trabalho deve ser encarado como um dever (vocação) e não como uma obrigação; e II) o aumento de salário não significa aumento da produção. Com base no enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:

a) O surgimento do capitalismo moderno é o produto autêntico de uma mentalidade protestante.

b) O surgimento do moderno capitalismo do ocidente surgiu de modo acidental.

c) A suposta correlação entre aumento de salário e maior produtividade do trabalho nunca pode ser comprovada.

d) A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.

e) O modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria protestante.

Respostas

respondido por: emilliszzx
46

Resposta:

e) O modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria protestante.


mariaeduardaguedes22: explicação??
emilliszzx: Explicação: Weber afirmava que na ética protestante, os líderes não acreditavam que a salvação poderia ser conquistada apenas por meio do arrependimento dos pecados, além da caridade e de outras ações vistas como boas. E sim que a alma já estaria predestinada a ser salva ou não, e a riqueza conquistada pelo trabalho que fosse investida em mais trabalho seria um indício da salvação.
emilliszzx: Logo, nessa lógica da supervalorização do trabalho levava os países de maioria protestante a expandir melhor o trabalho, desenvolvendo mais o sistema capitalista.
respondido por: alaura02
1

Resposta:

A letra (e) está correta

Perguntas similares