O soro fisiológico é uma solução utilizada para diversos fins, dentre os quais: limpar olhos e nariz, lavar queimaduras e feridas, hidratações e nebulizações. É uma solução de cloreto de sódio de concentração 0,9% (massa/volume). Essa concentração corresponde à razão entre à massa de cloreto de sódio, em gramas, e o volume de 1 00 mL da solução. A nomenclatura dos sais é derivada da nomenclatura do respectivo ácido de origem. Por exemplo, o sal usado no soro fisiológico, cloreto de sódio, é derivado do ácido clorídrico, e pode ser obtido por meio da reação de neutralização: a) CaS : sulfeto de cálcio b) CaS sulfato de cálcio c) C. : sulfito de cálcio d) NS : sulfato de sódio e) NS : sulfeto de sódio
Respostas
Resposta:
Alternativa (a) CaS, sulfeto de cálcio
Explicação:
Reação de neutralização completa entre o hidróxido de cálcio e ácido sulfídrico.
Ca(OH)₂ + H₂S ---> CaS + 2 H₂O
Nomenclatura:
sufixos ácido sufixos ânion
ídrico eto
oso ito
ico ato
O sal formado é o sulfeto de cálcio, cuja formula é CaS (Alternativa A).
Primeiramente vamos escrever a reação química balanceada entre o ácido sulfídrico (H₂S) e o hidróxido de cálcio (Ca(OH)₂), como segue:
H₂S + Ca(OH)₂ ⇒ CaS + 2 H₂O
Assim, o sal formado é o CaS, cuja nomenclatura segue a seguinte regra:
Nome do ânion + de + Nome do cátion
Nesse caso, o ânion é o íon enxofre, cujo ácido de origem era o ácido sulfídrico, assim, o sufixo do anion passa a ser ETO. O cátion é o cálcio, logo, o nome desse sal passa a ser:
Sulf + ETO + de + cálcio = sulfeto de cálcio
Para saber mais:
brainly.com.br/tarefa/2606113
Espero ter ajudado!